Caixa inicia pagamento do FGTS para vítimas do granizo

Governador Beto Richa junto com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa e o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas, visita comunidades de Foz do Iguaçu afetadas pelos temporais que atingiram em todo o Estado na noite de segunda-feira e madrugadas de terça-feira. Foz do Iguaçu, 098/09/2015. Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal iniciou nesta semana o atendimento para liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores residentes nas áreas atingidas pela chuva de granizo, do dia 7 de setembro, em Foz do Iguaçu.

A liberação aconteceu após município decretar situação de emergência, após o registro de que 95% das casas da região do Bairro Porto Meira serem atingidas pelo granizo. Ao todo, 14.978 casas foram danificadas, alcançando 56.879 pessoas.

O atendimento presencial será realizado no Centro da Juventude de Foz do Iguaçu, Rua Vicente Celestino, 410, Jardim Naipi. A Caixa também disponibiliza o atendimento telefônico, a partir do dia 15 de outubro, por meio do 0800 726 0207. Para facilitar o atendimento, caso o trabalhador tenha conta na Caixa, ele deve também levar o cartão ou o número da conta.

A partir da data prevista, o trabalhador poderá comparecer ao Centro da Juventude de Foz do Iguaçu, conforme o cronograma abaixo:

Quem pode sacar:
Nos municípios com declaração de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, os trabalhadores, residentes nas áreas atingidas e informadas pelo poder público local, têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6,22 mil por conta vinculada do FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate, e o trabalhador não pode ter realizado saque do Fundo, pelos mesmos motivos, em período inferior a um ano. O pagamento será feito em até cinco dias úteis.

Canais de Atendimento:
A CAIXA implantou um sistema remoto de atendimento para informações por meio do telefone 0800 726 0207 (opção 3, opção 2) o trabalhador pode receber orientações sobre a liberação dos recursos. A ligação é gratuita e o canal funciona das 6h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 8h às 14h horas, no sábado.

O saque do Fundo também pode ser solicitado em qualquer agência da CAIXA, à escolha do beneficiário.
Para valores até R$ 1,5 mil, o recebimento também poderá ser realizado em lotéricas ou no autoatendimento das agências da CAIXA, para quem tiver o Cartão do Cidadão com senha. A vantagem dessa opção é que a retirada poderá ser feita em horário comercial, mais amplo que o de atendimento bancário.

Documentação necessária (originais e cópias):
– Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);
– Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamento), emitido no período de 14/05/2015 a 11/09/2015 (data de leitura/postagem nos Correios) ou a Declaração da Prefeitura contendo todos os dados/exigências; (original e cópia);
– Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);
– Cartão do Cidadão (opcional).

Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito.

Serviço:
Habilitação para o saque do FGTS em Foz do Iguaçu:
Presencial
Período: de 19 de outubro à 06 novembro de 2015
Horário: das 09h às 17h, de segunda a sexta-feira
Local: Centro da Juventude de Foz do Iguaçu. Rua Vicente Celestino, 410, Jardim Naipi.
Observação: O atendimento do dia 19 outubro terá inicio as 12:00 horas.

Pelo Telefone
Período: de 15 de outubro a 16 de dezembro de 2015
Horário: das 9h às 21h, de segunda-feira a sexta-feira e no sábado, das 10h às 16h
Número telefone: 0800 726 0207, opção 3

Sair da versão mobile