Veja quais as atrações da 2ª edição Sesc Música Sem Fronteiras

Está chegando a hora de Foz do Iguaçu conferir a segunda edição do festival que marcou os eventos musicais de 2014, é o Sesc Música Sem Fronteiras. Shows noturnos abertos a comunidade, concertos didáticos para grupos de escolares, oficinas musicais, exposições, almoços musicais, e muito mais.

Prestigie!

Toda a programação é gratuita e livre para todas as idades. Confira as atrações noturnas:

20 horas | SHOW DE ABERTURA: VIOLA QUEBRADA [Curitiba, Paraná]

O show é um apanhado dos vários CDs do grupo Viola Quebrada, além de uma pequena e singela homenagem à cantora Inezita Barroso tocando canções que foram gravadas por ela como Moda da Pinga (Laureano), Viola Quebrada (Mario de Andrade), Boiadeiro errante (Teddy Vieira), Lampião de gás (Zica Bergami) e Flor do cafezal (Luiz Carlos Paraná). Oswaldo Rios (violão e voz), Rogério Gulin (viola caipira), Rubens Nunes Pires (sanfona), Sandro Guaraná (contrabaixo) e Marcão Saldanha (percussão) desfilam um repertório de outros grandes clássicos caipiras como Meu Primeiro Amor, Índia, Chalana, além de canções proprias como Meus Retalhos (Rogerio Gulin, Oswaldo Rios e Etel Frota), Louvação (Rogerio Gulin, Oswaldo Rios e João Evangelista Rodrigues) e Ilusões (Oswaldo Rios e João Evangelista Rodrigues).

Dia 14

21 horas | SUDAMERICA INSTRUMENTAL [Foz do Iguaçu, Brasil/Asunción, Paraguai] com Amauri Copetti, Pedro Martínez, Renato Costa e Sérgio Copetti

Show preparado especialmente para o festival. Com arranjos próprios, os músicos oferecerem ao público uma viagem pela música latino-americana, rica e diversa, através de arranjos instrumentais ousados e contemporâneos.

Dia 15

20 horas | UNILA EN CONCERT

Sucesso em 2014, os professores do curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA apresentam um concerto especialmente preparado para o festival. Com formações diversas, os artistas apresentam grandes obras da música latino-americana.

21 horas | ALMIR CÔRTEZ TRIO [Campinas, São Paulo]

Limiar é o título do terceiro CD e do novo espetáculo do multi-instrumentista, compositor e pesquisador baiano Almir Côrtes. As composições e arranjos presentes no repertório miram no limiar, ou seja, na fronteira entre tradicional e moderno, idiomático e experimental, brasilidade e cosmopolitismo, dentre outros nortes que permeiam a música instrumental brasileira. O Trio conta com a musicalidade do veterano Ronaldo Saggiorato, um excelente improvisador que conduz empregando acordes no baixo elétrico de 6 cordas, e também com a versatilidade do baterista Cleber Almeida, um exímio ritmista que explora de forma criativa as nuances do seu instrumento. Almir alterna entre bandolim, violão e guitarra, apresentando tanto arranjos no formato solo quanto interagindo com Ronaldo e Cleber através de improvisações e diálogos musicais. O repertório traz composições autorais e arranjos de obras de obras como Expresso 2222 (Gilberto Gil), Espinha de bacalhau (Severino Araújo), Dança da solidão (Paulinho da Viola) e Saudade n. 3 (Roland Dyens).

Dia 16

20 horas | DE LÁ PARA ACÁ [Puerto Iguazu, Argentina/Pato Branco, Paraná] com Sebastian Pereyra e Diego Guerro

Formado pelo violonista argentino Sebastian Pereyra, e pelo acordeonista brasileiro Diego Guerro, o duo De lá para acá apresenta um verdadeiro duelo instrumental através da execução de obras latino-americanas apresentadas em arranjos virtuosos cuidadosamente preparados para esta formação.

21 horas | TIAGO ROSSATO & GRUPO [Foz do Iguaçu, Paraná]

 O Show de Tiago Rossato, Arandu, apresentará em seu repertório uma mescla de composições instrumentais do próprio Tiago. O projeto Arandu nasceu da profunda intimidade do artista com seu instrumento, a gaita ponto, ao passo que este explora novas possibilidades e busca um conceito inovador com a gaita. O Show traz enraizado a energia nativa brasileira e Sulamericana, ao mesmo tempo em que engloba vertentes contemporâneas e toda a força e calor das apresentações performáticas, um traço marcante do artista. O Show Arandu reflete a identidade musical da tríplice fronteira. A música do acordeonista traduz uma mistura de tradições culturais englobando ritmos como Tango, Zamba, Guarânia, Chacarera, Milonga, Chamamé, Rock e a Música Gaúcha, tudo isto envolto em uma roupagem instrumental contemporânea que garante ao artista uma sonoridade cosmopolita e inovadora, sem precedentes ou similiares hoje no mercado, caracterizando-se como um novo estilo musical, classificado até então de “música hibrida”.

Dia 17

20 horas | PARAGUAY PURAHÉI [Ciudad del Este, Paraguai/Posadas, Argentina/São Paulo, Brasil] com Romy Martínez, Agustin Roy e Maiara Moraes

PARAGUAY PURAHÉI é um projeto que une artistas de três países: Paraguai, Argentina e Brasil. ROMY MARTÍNEZ na voz, AGUSTÍN ROY no piano e MAIARA MORAES na flauta transversal. Os integrantes do grupo partem das diversas influências de seus estudos musicais, para fazer uma interpretação contemporânea de tradicionais temas do cancioneiro paraguaio, ao mesmo tempo em que buscam manter sua essência. Os arranjos feitos por Chungo Roy foram pensados cuidadosamente para interagir com as histórias e costumes regionais que circundam cada tema escolhido para o concerto. A cantora, Romy Martínez, encarrega-se de explicar os contextos socioculturais e de traduzir com precisão as letras do guarani ao português para conduzir o ouvinte em direção ao amplo universo sonoro que representa a esta terra. A música como toda arte, foi e é capaz de construir pontes de amizade entre as nações e de transmitir a essência de suas raízes. Por isso, além de polcas paraguaias e guaranias, o repertorio inclui “chamamês” gualambaos e canções que se originaram na região da tríplice fronteira entre o Paraguai, Argentina e Brasil.

21 horas | SHOW DE ENCERRAMENTO:GRUPO FATO [Curitiba, Paraná]

O SHOW ‘Próximo’, que lança o CD de mesmo nome produzido pelo carioca Pedro Luís, tem sentido de aproximação e de movimento – próximo passo, caminho, pessoa, fronteira, momento. Em cada cidade visitada, o FATO convida ao palco um artista local, valorizando o conceito do espetáculo. O show é eclético e rico em movimentações. Nele, todos os integrantes cantam e tocam instrumentos diversos, enriquecendo a cena e a experiência do/com o público. Merecem destaque a percussão com os pés em tamancos de fandango e tamancalha, instrumento inventado especialmente para o FATO. O Grupo já se apresentou em teatros e espaços de vários portes, palcos de rua, livrarias, casas de cultura, etc.. “Próximo” é a 11ª montagem de show realizada pelo FATO. São 15 músicas assinadas por diversos autores, entre canções que estão no novo CD e outras do repertório do Grupo, com letras e arranjos que aprofundam e renovam um estilo musical próprio. O show conta com uma equipe técnica e de criação impecáveis, mantendo a qualidade e o aprimoramento constante de uma linguagem artística já consolidada, mas em constante movimento.

Por assessoria

 

 

Sair da versão mobile