Começou o mutirão de limpeza na região do Porto Meira

A Prefeitura de Foz do Iguaçu determinou uma força tarefa para a realização de um grande mutirão de limpeza neste sábado (03) e domingo (04).

Representantes das secretarias municipais e agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão ajudar nos trabalhos que começam a partir das 8h em toda região sul da cidade, atingida no dia 07 de setembro pelo temporal de granizo.

Em reunião realizada na sede da Guarda Municipal com o prefeito, Reni Pereira, com o coordenador da Defesa Civil, Cleumar Farias, com o superintendente do Foztrans, Carlos Budel, com o secretário de governo, Sérgio Beltrame, com o secretário de Meio Ambiente João Matievisk  e com o vereador, Paulo Rocha, ficou definida a estratégia de ação para agilizar o recolhimento dos entulhos e atender de forma mais rápida os moradores do Porto Meira. Serão em torno de 50 caminhões, sendo 20 cedidos pelo Foztrans e o restante pelas demais secretarias municipais e com parcerias de empresários da cidade, engajados nesta causa. “O prefeito pediu o apoio de empresas que trabalham com esse setor para que pudessem nos ajudar nesse mutirão especial” explicou Budel.

Só o Foztrans vai destinar 20 caminhões para os serviços de coleta no sábado e no domingo, mais os caminhões e caçambas cedidos por outras secretarias e pelas empresas. “Esperamos um número aproximado de pelo menos uns 50 caminhões para fazer um grande bota fora e avançar com a coleta que já está sendo feita diariamente. Estaremos depositando os entulhos numa pedreira do Remanso Grande apropriada para receber por enquanto esses materiais, e queremos fazer de forma integrada, limpando boa parte da região sul afetada pelo temporal”, enfatizou o superintendente do Foztrans.

O prefeito também pediu a colaboração dos moradores para que ajudem com o mutirão deste final de semana, para que estejam atentos ao recolhimento e para que as pessoas deixem os entulhos em frente à suas casas. Para às empresas de caçambas, o pedido do prefeito é a colaboração para que possam ceder caçambas em locais estratégicos de coleta.

“Lembramos que foram pouco mais de 15 mil residências atingidas pelo temporal, o que significa um número bem alto de imóveis, temos consciência de que é preciso fazer este mutirão agora, mas pedimos também a compreensão dos moradores de que mesmo com o bota fora deste final de semana, a Prefeitura continuará atendendo todas as localidades até que todas as ruas sejam recolhidos os entulhos. Sabemos que muitos moradores não têm a condição de pagar por este serviço, então nós estamos preocupados em atender essa população e ajudar na limpeza, só que a demanda é muito grande”, disse Carlos Budel.

Além dos caminhões que farão a coleta, o mutirão de limpeza terá pás carregadeiras e retroescavadeira para auxiliar no recolhimento.

 

Sair da versão mobile