Saiba a ordem do Desfile de 7 de Setembro em Foz

As comemorações da Independência do Brasil em Foz do Iguaçu estarão concentradas na avenida Paraná, onde na segunda-feira (7), as homenagens começarão pontualmente às 9 horas, com hasteamento das bandeiras e desfile dos civis e militares.

Para facilitar e dar segurança a quem vai desfilar e ao público que for assistir, será feita a partir das 7h30 a interdição no acesso à avenida Paraná, no trecho entre a avenida Costa e Silva e a rua José Maria de Brito.

A avenida Paraná, a partir do cruzamento com a rua José Maria de Brito até próximo ao viaduto da BR-277, ficará em meia pista, para concentração da parte motorizada e mecanizada do desfile. Também este ano pela primeira vez, as homenagens à Pátria, terá a participação da Polícia Federal, que está completando 50 anos aqui no município.

O palanque que vai receber as autoridades municipais e também dos países vizinhos já está sendo montado. Assim como a arquibancada com 300 metros lineares para o público e quatro tendas que vão abrigar os convidados e as bandas do Exército e da Guarda Municipal,  que serão responsáveis pelo acompanhamento musical durante todo o desfile. Ao longo da avenida serão espalhados doze banheiros químicos divididos entre feminino e masculino e dois para portadores de necessidades especiais.

A distribuição de água para quem estiver na avenida Paraná, ficará a cargo projeto da Usina de Itaipu, Cultivando Água Boa. Mas é preciso que cada morador leve seu copo, isso para já ir aplicando a lição de sustentabilidade e de reciclagem. Tema que é desenvolvido pelo projeto em toda a região paralelo à preservação das nascentes e dos rios.

Ordem do Desfile

As entidades civis serão as primeiras a desfilarem seguindo a seguinte ordem: Guarda Mirim, ACDD, Ordem Demoley, Assembleia Luz das Águas/Ordem Arco Íris, Secretara de Assistência Social, Provopar, Rotary Club, Melhor Idade, Copefi, Clube dos Desbravadores, Grupo escoteiro Guairacá, Cataratas, Líbano Brasileiro, Três Fronteiras, Pedra que Canta; O Esquadrão Caveira.

A Secretaria Municipal da Educação terá uma participação especial com alunos de 38 unidades entre escolas e centros municipais de educação infantil – CMEIs. Os centros estão preparando homenagens especiais aos bairros onde estão localizados e aos seus pioneiros. Também participarão na área de educação instituições particulares como : Mãe Maria, colégios Beta, Adventista, Caesp, Dinâmica e o colégio de Ciudad del Este, San Blás. Na sequência entram a Associação Iguaçuense de Artes Marciais, Umadfi, Instituto Mhe Hua de Sipalki-Do, Icli com o projeto Velejar é Preciso, ACCI – ciclistas, CTG Charrua e Acorrefoz.

As entidades militares desfilarão primeiro a pé e depois virá a parte mecanizada tendo como sequência de entrada na avenida a Banda de Música do 34º. BIMTZ, Estado Maior Integrado, Capitânia Fluvial do Rio Paraná, 34º. Batalhão de Infantaria Mecanizado, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, 14º. Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal. O mecanizado militar terá a participação da Capitânia Fluvial do Rio Paraná, 34º. Batalhão de Infantaria Mecanizado, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar – Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Foztrans, Samu, Receita Federal e Polícia Federal.

A Polícia Federal, que está completando 50 anos de implantação em Foz do Iguaçu, participará pela primeira vez do desfile. A primeira viatura trará faixas destacando o meio século de funcionamento da instituição aqui no município. Também ganharão destaque os setores de imigração; O canil, que tem ajudado no combate ao tráfico de drogas; O Grupo de Bombas e Explosivos – com apresentação da roupa antibombas e ainda a segurança de dignatários como: presidentes, diplomatas, entre outros.

A parte de motorizados civis será a última a se apresentar no desfile reunindo: Provopar, Catarautos, Secretaria da Agricultura, Equipe Foz 4×4, Scuderia Foz, Low Iguazú, Iguautos, Moto Clube Quatis Cataratas, Cães sem Fronteira, Dragões da Fronteira, Barraqueiros do Asfalto, Vital Engenharia.

Por assessoria

Sair da versão mobile