Duplicação da Av. Felipe Wandscheer pode ser entregue antes do prazo


Iniciada a três meses, a duplicação da Avenida Felipe Wandscheer avançou apesar da paralisação pelas chuvas do mês de julho e a prefeitura acredita que a obra poderá ser entregue antes da data prevista.

As máquinas estão no local e os funcionários da empreiteira responsável pela obra estão trabalhando nas instalações de galerias pluviais. A conclusão está prevista para abril de 2016, mas com o avanço dos serviços, o Município espera entregar a Avenida pronta um pouco antes do anunciado, incluindo o asfalto em toda extensão da via, canteiros centrais e ciclovia. A informação é da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Até agora os serviços executados foram 1.500 metros de meio fio e sarjeta, 842 metros quadrados de calçadas de paver em 8 cm, execução de base e sub base em 750 metros, o que equivale a 375 metros cúbicos e galeria de drenagem de água (DN), 400 metros.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Evori Patzlaff, a empresa está fazendo as galerias e bocas de lobo, efetuando a limpeza do local retirando a camada vegetal e os cortes, e fazendo o transporte de solos e execução das calçadas.

Toda a extensão da Avenida onde as obras estão acontecendo foi sinalizada, com placas, cones e redes que indicam os serviços e garantem a segurança aos motoristas e pedestres que precisam passar pela Avenida.
Na semana passada a Prefeitura lançou no Diário Oficial de 25 de agosto, o decreto nº 24.051, assinado pelo prefeito, em que declara de utilidade pública 25 terrenos às margens da Avenida Felipe Wandscheer. Os imóveis variam de 39 metros quadrados a 1.511 metros quadrados e serão utilizados para estender o trecho da avenida, alargando o asfalto.

A Avenida terá quatro pistas, canteiro central, ciclovia, e, pelo projeto, prevê estacionamento. As áreas que deverão ser desapropriadas estão sendo analisadas por uma equipe técnica da Prefeitura para posterior indenização aos proprietários. O Foztrans fez o levantamento topográfico e verificou a necessidade de desapropriação e outros casos onde houve invasão da faixa de domínio.

A Avenida é uma importante ligação dos bairros da região leste que dão acesso ao centro por meio da Felipe Wandscheer, e que é utilizada pelos motoristas como um caminho direto e fácil até a região central.

A duplicação vai beneficiar mais de dez mil edificações, entre comércio e residências em torno e próximas, considerando também os novos condomínios e hotéis que estão programados para ser construídos a partir das obras da duplicação.

O projeto está sendo executado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 – Mobilidade Média Cidades. “A Felipe Wandscheer esta passando por uma grande transformação, e quem ganha com isso é toda população de Foz que aguardava ansiosa por essa duplicação. Para se ter uma ideia , estão sendo investidos quase 1 milhão em galerias pluviais, só na Felipe Wandscheer , são obras estruturantes que minimizam os problemas de alagamento”, destacou Reni Pereira. “Acreditamos que com essa obra iremos sim trazer mais desenvolvimento para a região leste da cidade”, disse.

Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano, Walter Schroeder, a empreiteira está com a obra dentro do prazo determinado. “A nossa expectativa é terminar antes da data prevista e se o tempo ajudar e se não tivermos um novo período de chuvas, acreditamos que a empreiteira possa entregar entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, esperamos que isso seja possível pelo avanço dos serviços até agora”, destacou o secretário.

Ainda segundo Schroeder, “Os funcionários estão trabalhando no ponto mais crítico que é a drenagem de águas, e essa obra com a drenagem também vai ajudar muito moradores da região do loteamento São Luís e Três Pinheiros que sofrem com as inundações em períodos de fortes chuvas, isso porque, a obra vai cortar a Avenida de um lado ao outro, ajudando o Município a resolver esse problema das inundações naquele local, o que representa mais um ponto positivo da obra”, informou Walter.

Na sequência, terminando as drenagens, a empresa deve iniciar a pavimentação asfáltica e terminar a duplicação já com as obras complementares. “O contrato é um só e acreditamos entregar tudo junto”, disse o secretário de Planejamento.

Para quem mora perto da Avenida, ou tem comércio em torno da via, diz que se sente satisfeito de ver as obras avançando no local. “O prefeito Reni Pereira está de parabéns”, destacou o comerciante, Altamir Farina.

“Acredito que vamos ganhar tempo, segurança e mais qualidade de vida com a duplicação da Felipe Wandscheeer”, disse o gerente de banco, André Luiz Scaniotti.

A duplicação atende anseios antigos de comerciantes, empresários e moradores, que estão na luta por esta obra há pelo menos 15 anos. “Eu tenho comércio aqui desde 2002 e eu vejo que essa duplicação será excelente para Foz do Iguaçu num todo. Irá desafogar o trânsito pesado e melhorar muito para nós em todos os sentidos. Estamos todos muito orgulhosos”, disse o comerciante Esoni Grando.

AMN

Sair da versão mobile