Plenário rejeita mudança de nomenclatura de ruas que levam nome de ditadores

O Plenário rejeitou com oito votos contrários o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) nº 03/2015 que permitira a substituição de nomes de ruas públicas que fazem referência aos regimes ditatoriais instalados no país. A nova redação ao projeto é de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Durante a discussão, os parlamentares levantaram o resgate da história e ampliação do debate como instrumentos de discussão necessários e relevantes para o país.

“A Comissão Nacional da Verdade identificou 277 torturadores. Temos um ex-torturador aqui da cidade que vive em nosso meio. Hoje a casa perdeu um momento importante de não aprovar o projeto que enaltece ditadores com nomes de ruas aqui na cidade. As pessoas sabem o retrocesso que houve com o período ditatorial no Brasil”, Zé Carlos (PMN).

O Vereador Rudinei de Moura (PROS) marcou postura contrária ao projeto. “Temos vários ditadores que mataram, mas não posso partir do princípio de mudar os nomes das ruas sendo que existem famílias que já se instalaram nessas avenidas”.

Após intensa discussão no plenário e algumas dúvidas levantadas pelos parlamentares a respeito das consequências que alteração da nomenclatura dos logradouros públicos poderia trazer à população, o projeto foi rejeitado com 8 votos contrários e agora foi arquivado.

Sair da versão mobile