Inmetro faz aferições de radares em Cascavel

Técnicos do Inmetro estão aferindo os 24 radares fixos espalhados pelas vias públicas de Cascavel. Esse tipo de verificação é realizado a cada 12 meses, conforme determina a Legislação de Trânsito.

De acordo com a Cettrans, dificilmente são encontrados problemas nos equipamentos durante as aferições. Nunca houve registro de problemas com os equipamentos, mas se isso acontecer, o Inmetro estabelece que o radar passe por ajustes técnicos, uma nova aferição novamente e só pode voltar a funcionar após o laudo de aferição do instituto.

Segundo a Cettrans, se um equipamento não for aprovado na aferição ele nem entra em funcionamento até passar pelos ajustes necessários.

Além dos 24 pontos de fiscalização eletrônica fixos, existem outros dois equipamentos – um radar portátil e outro estático – que são utilizados pelos agentes de trânsito para a fiscalização em diversos locais onde existem abusos por parte dos condutores em relação ao excesso de velocidade. Além disso, alguns equipamentos inibem o avanço de sinais em cruzamentos de vias, com os chamados “furões”.

Os radares são responsáveis por boa parte das 255 multas emitidas diariamente em Cascavel. A média é com base nos cinco primeiros meses de 2015 quando foram aplicadas 38.333 multas.

As informações são da Gazeta do Paraná

Sair da versão mobile