Procon orienta consumidores para o Dia dos Pais

A data se comemora no segundo domingo de agosto, dia 09, mas o Procon já orienta os consumidores que saírem às compras no Dia dos Pais.

O Procon recomenda que é preciso pesquisar, comparar preços e qualidade. Evitar também o endividamento, assumindo longas parcelas.  Nesse período as lojas apresentam muitas sugestões e promoções, tudo para atrair a atenção dos consumidores e aquecer as vendas.

Entre as dicas está a elaboração de uma lista com o que pode agradar ao seu pai e associar esse levantamento ao que seu orçamento permite gastar. As lojas devem estar atentas que é preciso exibir o valor dos produtos expostos nas vitrines e no interior do estabelecimento. É importante fazer pesquisa de preços.

De acordo com diretor do Procon Foz, Sérgio Barros da Silva, “uma dica é pesquisar por meio de lojas virtuais. Essa é uma ferramenta que ajuda a ter uma noção dos preços que estão sendo praticados e também permite verificar as características do produto. É possível verificar os modelos que existem e as vantagens oferecidas a cada um”.

Se o presente apresentar defeito atente-se para os prazos: 30 dias para reclamar de problemas aparentes e de fácil constatação em caso de produtos não duráveis – como  bebidas, perfumes, chocolates – e 90 dias para produtos duráveis – como roupas, calçados, aparelhos celulares.

Nas compras realizadas pela TV, telefone, internet, catálogo, vendedor de casa em casa: o consumidor tem direito de arrependimento e pode cancelar a compra, desde que o faça no prazo de 07 dias a contar da data da assinatura do contrato ou do recebimento da mercadoria. Valores eventualmente pagos devem ser devolvidos e o fornecedor não pode cobrar multa pela desistência.

Para produtos eletrônicos, vale pedir para que a peça seja testada. Verifique o funcionamento antes de levar para casa. Veja se o produto está acompanhado do certificado de garantia, preenchido corretamente, além do manual de uso em português e a nota fiscal. E atenção, os produtos de mostruário podem ser mais baratos, porém podem apresentar defeitos, como por exemplo,  TV com a tela riscada e etc. Se o consumidor estiver ciente de que estará pagando mais barato em decorrência disso, não terá direito de reclamar depois.

Os consumidores que tiverem dúvidas ou reclamações devem procurar o Procon de Foz do Iguaçu, na Avenida Brasil, 1.172, centro. Os telefones para contato são o 2105-8700 e 0800 45 1512 ou ainda pelo e-mail proconfi@pmfi.pr.gov.br . O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas, por meio de senha, que é distribuída pela recepcionista.

 

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