Imagem mostra suposta invasão militar brasileira em território paraguaio

Uma reportagem do noticiário do canal paraguaio Telefuturo, mostrou na segunda-feira (3) imagens que seriam da suposta invasão de um barco da Marinha do Brasil em águas paraguaias do Rio Paraná, na cidade de Porto Adela, a 60 quilômetros de Salto del Guairá.

As imagens editadas mostram os marinheiros em uma ação da Operação Ágata. O vídeo mostra o barco brasileiro levando outras embarcações que passam a fronteira com contrabando. A imprensa do país vizinho noticiou o episódio ressaltando que os militares brasileiros invadiram a margem paraguaia do rio para buscar embarcações ancoradas.

O capitão da Armada Nacional do Paraguai, Miguel Salum, informou que as autoridades confirmaram que os brasileiros não pediram autorização para ingressar em águas internacionais. “No caso de constatação de uma ação ilícita em território de país vizinha, deve-se solicitar o apoio das autoridades para atravessar a fronteira e pedir apoio às autoridades para capturar e entregar aquelas pessoas que cometeram algum delito em áreas onde aconteça a operação”, disse o militar.

Em Foz do Iguaçu, onde está o comando da Marinha da região de fronteira do Paraná, informou que a embarcação militar não invadiu águas paraguaias, mas mesmo assim, um procedimento foi aberto para esclarecer o mal estar diplomático.

Caso

De acordo com a nota da chancelaria paraguaia enviada ao governo do Brasil, uma troca de tiros entre contrabandistas e militares brasileiros e paraguaios, no Rio Paraguai, teria ocorrido na terça (28) e quarta-feira (29), próximo à cidade de Salto del Guaira, localizada perto da fronteira entre os dois países. Segundo o governo do Paraguai, militares brasileiros teriam identificado seis embarcações de contrabandistas com mercadorias que seriam trazidas para o Brasil.

Fonte: Paraguay.com

Sair da versão mobile