Vagas ociosas da Unila têm 236 candidatos, 64% são de Foz do Iguaçu

A UNILA recebeu 336 inscrições de candidatos a vagas ociosas em 24 cursos da Instituição. Deste total, 236 tiveram as inscrições deferidas e disputam vagas na categoria aproveitamento de diploma de ensino superior (137) e por transferência externa (99). Esse é o maior número de candidatos a vagas ociosas registrado pela Universidade.

A modalidade transferência é destinada ao ingresso de estudante com registro ativo em outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, que deseja migrar para curso de mesma natureza na UNILA. A modalidade aproveitamento de diploma é voltada a quem possui diploma devidamente registrado e tem a intenção de adquirir formação em outro curso superior.

O edital PROGRAD 54/2015 com o deferimento das inscrições foi publicado nesta quinta-feira (23) e o resultado final sai no dia 5 de agosto, após análise da documentação pelos coordenadores de cursos e realização de provas de habilidades específicas (Música, Engenharia Física, Matemática-Licenciatura e História-América Latina). As matrículas deverão ser feitas de 10 a 12 de agosto.

Os cursos mais concorridos, já excluídas as inscrições indeferidas, são Engenharia Civil de Infraestrutura, com 43 candidatos, seguido por Relações Internacionais e Integração, com 26; Filosofia – Licenciatura, com 19; e Antropologia – Diversidade Cultural Latino-americana e Serviço Social, com 15 candidatos cada um.

A maioria dos candidatos – 64% – é de Foz do Iguaçu e outros 9,48% são da região Oeste do Paraná. Também se inscreveram candidatos de outros Estados, especialmente São Paulo e Minas Gerais, e ainda da Argentina e Paraguai.

A documentação inicial dos candidatos foi analisada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e, de acordo com o assessor da Reitoria, Geraldino Bartozec, o índice de deferimentos (70%) é bastante satisfatório – foram indeferidas 42 inscrições para transferência e 58 para ingresso com aproveitamento de diploma. Entre a documentação exigida, o plano de ensino é o que mais leva ao indeferimento. “A falta dos planos de ensino das disciplinas cursadas, historicamente, é o principal problema nos processos de preenchimento de vagas ociosas”, diz Bartozec. Os planos de ensino devem ser solicitados junto à instituição na qual o candidato concluiu seu curso ou está matriculado.

Os interessados em vagas na UNILA, por transferência ou aproveitamento de diploma de curso superior, e que não conseguiram fazer a inscrição ou tiveram o processo indeferido terão uma nova oportunidade no segundo semestre: o próximo edital será divulgado no dia 4 de novembro.

Unila

Sair da versão mobile