Guerra do Paraguai foi injusta, disse Francisco

O papa Francisco aproveitou sua primeira visita ao Paraguai para falar sobre a Guerra da Tríplice Aliança, no século 19, quando Brasil, Argentina e Uruguai enfrentaram o Paraguai. Para Francisco, o conflito foi “injusto”. A declaração foi significativa pelo fato do papa ser argentino. “Vocês têm a memória e a genética dos que reconstruíram a vida, a fé e a dignidade do seu povo”, disse Francisco no santuário da Virgem de Caacupé. Na sexta-feira, quando chegou ao país, Francisco havia ressatado a importância da mulher paraguai. As mulheres foram fundamentais para a reconstrução do país após a guerra, que matou 75% da população entre os anos de 1864 e 1870.

No domingo, último dia da visita, o Papa se encontrou com milhares aos jóvens, o único evento do tipo durante esta visita pela América Latina, que passou pelo Equador e Bolívia. O encontro aconteceu na Costanera de Assunção, às margens do Rio Paraguai. “Não queremos jóvens que se cansem rápido, que andem por aí aborrecidos, queremos jóvens com esperança e força”, disse.

A missa se estendeu até às 19h (horário de Brasília). O Papa se despediu pedindo que rezem por ele. Ainda sem data marcada, o Vaticano anunciou que Francisco deverá voltar a América do Sul em 2016, para uma visita à Argentina, Uruguai e Chile.

Assista a missa celebrada pelo Papa no Santuário de Caacupe, no sábado (11)

Sair da versão mobile