Vereador Paulo Rocha sugere criação da Patrulha Escolar

O vereador Paulo Rocha, através de requerimento, sugeriu a criação da Patrulha Escolar Municipal que fará parte do Programa de Defesa Social de Foz do Iguaçu. Segundo o vereador, o objetivo é a segurança dos milhares de estudantes das escolas da rede municipal de ensino.

A Patrulha Escolar será composta por: agentes uniformizados, em veículos caracterizados que percorrerão diariamente as escolas do município nos períodos das aulas (início e término dos turnos, nos horários dos intervalos e dos recreios) trabalhando, exclusivamente, no atendimento das escolas, cuidando do que acontece em seu interior e entorno. As equipes visitarão o máximo de escolas por dia.

Ao chegarem às escolas, os agentes sempre que possível conversarão com a direção, com os funcionários e vigias, para tomarem conhecimento das ocorrências mais comuns, como a presença de movimento anormal nas proximidades da escola, comportamento alterado de alunos, dentre outros. Entretanto, quando detectada a existência de algum problema mais grave em uma unidade, as visitas vão ser mais intensificadas.

A intenção do vereador é que os agentes desenvolvam suas atividades de forma cooperativa e integrada com os órgãos envolvidos com a segurança e educação das crianças e jovens: Secretaria Municipal de Educação, Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar. “Quando a equipe da Patrulha Escolar identifica a presença de pessoas suspeitas nas Unidades de Ensino toma as medidas necessárias e no caso de suspeita do consumo de drogas entre os alunos, apresenta relatório ao coordenador, para que o Conselho Tutelar e/ou Juizado da Infância e Juventude sejam acionados. Os agentes obedecem ao Estatuto da Criança e do Adolescente, no que tange a abordagem, revistas e apreensão de menores”.

Sair da versão mobile