Aduana de Cidade do Leste se prepara para receber “turistas do Papa”

A Direção-Geral de Migrações do Paraguai transferiu para Cidade do Leste, uma equipe da área de tecnologia, com o objetivo de agilizar os trâmites migratórios de entrada e saída de turistas ao país, nos dias que antecedem a vinda do Papa Francisco. Para evitar congestionamento de veículos na zona primária da aduana, foi colocado a disposição parte do prédio da Administração Nacional de Navegação.

Para não congestionar a entrada do país pela Ponte Internacional da Amizade, foi instalado um posto de controle para veículos de longa distância, no Km 60, da Ruta Internacional. O sistema já foi utilizado no fim do ano passado, e trabalha com o carregamento automático de dados migratórios, mediante escaneamento e leitura de códigos de barra, que ficam no registro migratório para a visita do Papa.

O chefe de Operações, Blas Arzamendia, informou que um teste já foi feito com um grupo de 120 turistas. O tempo de espera para a migração foi de 30 minutos, demorando entre 10 e 15 segundos por documento.

Em Cidade do Leste, 20 funcionários foram capacitados para o trâmite migratório, além de novos sistemas instalados em Salto del Guairá, Pedro Juan Caballero, Aeroporto Silvio Pettirossi e Itá Enramada, por onde se espera grande fluxo de pessoas com destino a Assunção e Caacupe, por onde o Papa Francisco se deslocará.

Sair da versão mobile