Saúde envia para a Polícia Federal 9 suspeitas de fraude no Cartão SUS

Desde a descoberta de um esquema de fraude na emissão do Cartão SUS, no início desse mês de junho, a Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu começou a averiguar os cadastros com domicílio na cidade. Em duas semana, os fiscais da secretaria já visitaram 40 usuários, onde 23 demonstraram inconsistência nas informações e nove pessoas não foram encontradas.

Para o secretário de Saúde do Município, Charles Borotolo, o número já dá uma ideia do tamanho da fraude no sistema. “Praticamente 30% das pessoas que procuram os cartões da Secretaria não moram em Foz do Iguaçu. Elas se utilizam de endereços de outras pessoas ou apresentando endereços falsos”, disse.

O secretário explicou que antigamente existia facilidade em emitir o Cartão SUS, o que facilitou a grande demanda de atendimentos irregulares. “Acabavam aliciando pessoas para poder oferecer vantagens na emissão do Cartão SUS”.

Os noves registros com suspeita de fraude foram enviados nesta terça-feira (30) para a Polícia Federal de Foz do Iguaçu, que deverá analisar a cancelamento do protocolo e até punição para as pessoas que apresentaram documentos falsos.

Para diminuir o risco de fraude, a emissão do Cartão SUS para brasiguaios será feita exclusivamente no Consulado em Cidade do Leste, e o solicitante terá de apresentar inclusive a Certidão Consular, documento que a oficializa a naturalidade brasileira mesmo vivendo em outro país. Também houve uma mudança na entrega dos cartões, que agora será feita pelos Correios.

Sair da versão mobile