Alto índice de criminalidade leva a Câmara a pedir informações sobre a atuação CONSEM

O vereador Rudinei de Moura (PROS) encaminhou uma solicitação de informações ao Poder Público Municipal, buscando saber sobre o efetivo funcionamento do Conselho Municipal de Segurança – CONSEM, criado através da Lei Municipal 3.387/07 e que hoje deveria estar dando suporte às ações de fiscalização, participação e discussão de políticas públicas municipais de segurança pública.

No documento, aprovado pelo plenário da Câmara, o vereador justifica o pedido de explicações, alegando que a preposição é de suma importância para o Município, levando-se em consideração os altos índices de criminalidade registrados até a presente data.

“Se o conselho estiver ativo, como eu espero que esteja, temos a certeza que a participação dos seus integrantes será de suma importância para que possamos criar debater setoriais, por região, e assim fazermos um balanço estratégico que venham a colaborar com os setores de segurança pública no fortalecimento de rondas e blitz nos bairros”, ressaltou o Rudinei.

Além das informações de constituição do Conselho, Rudinei de Moura ainda solicita informações quanto a frequência de reuniões que os integrantes do CONSEM realizam por mês e quais são as atividades desenvolvidos pelo Conselho, de acordo com as atribuições.   “Precisamos estreitar a relação da comunidade com a segurança pública da nossa cidade, para que possamos passar ao cidadão a sensação de proteção, e aí é que entre o Conselho de Segurança. Queremos provocar reuniões de bairros para que a sociedade possa opinar e fortalecer a necessidade de se investir em segurança”, finalizou o parlamentar.

O Requerimento 266/2015 já foi encaminhado ao Poder Executivo e deverá ser respondido em até 30 dias úteis. Assim que foi analisado pela assessoria de gabinete do vereador Rudinei de Moura, o parlamentar deverá provocar reuniões frequentes entre a comunidade civil organizada para exigir o cumprimento da Lei 3.387/07.

CMFI

Sair da versão mobile