Reta final da Série Ouro de Futsal promete fortes emoções

Os últimos resultados do Campeonato Paranaense de Futsal, Chave Ouro 2015, deixaram a disputa acirrada em todas as partes da tabela. A expectativa é que, a partir de agora, os jogos se tornem ainda mais disputados e emocionantes para a definição e composição dos grupos da segunda fase (dois grupos, de seis equipes cada).

Troféu Jorge Kudri

Ao final da fase classificatória, o melhor time da primeira fase será premiado com o troféu Jorge Kudri. Além disso, caso esta equipe avance aos play offs, sempre terá a vantagem de decidir em casa os confrontos. Por isso, mesmo para quem já está garantido, vale mais um esforço para se classificar na melhor posição possível, já pensando na reta final do campeonato.

Os mais cotados para a conquista deste título são Guarapuava e Umuarama, líder e vice-líder, respectivamente, com 27 e 24 pontos. O time de Umuarama tem um jogo a menos e vem de vitória, de virada, sobre o próprio Guarapuava (5×4), com isso, se as duas equipes terminarem a fase empatadas em pontos, os umuaramenses terão a vantagem no critério do confronto direto.

Como jogaram poucas vezes até agora, em virtude da disputa da Liga Nacional de Futsal (LNF), o Cascavel (7º com 15 pontos) e a Copagril/MCR (11º com 13) ainda podem sonhar com o Trofeú Jorge Kudri, mas para isso terão que, além de conseguir todos os pontos possíveis, torcer por tropeços de Guarapuava e Umuarama.

Liga Sul

Outra disputa interessante é para definir o representante paranaense na Liga Sul de Futsal. Esta vaga está sendo disputada pelas equipes que não participam da LNF (Guarapuava, Umuarama, Cascavel e Copagril). Há algumas rodadas o Keima Futsal, de Ponta Grossa, despontava como grande favorito para ficar com a vaga, mas com os tropeços do time nas últimas rodadas, a luta pela vaga ficou em aberto.

Aparecem com boas chances, além do Keima, o Marreco Futsal (de Francisco Beltrão) e o São Lucas (de Paranavaí). As três equipes já garantiram suas classificações matemáticas para a próxima fase e agora têm como grande objetivo a vaga na competição nacional.

Porém, ainda seguem na luta,os times do Caramuru (de Castro), Assaí Futsal, Foz Cataratas e Dois Vizinhos. Estes times estão muito próximos de garantir a classificação matemática para a segunda fase e, dependendo de outros resultados, também podem chegar à Liga Sul.

Última vaga na segunda fase

Na parte de baixo da classificação, a AEC, de Clevelândia e a ACF, de Cascavel, lutam pela última vaga do G-12, cada uma soma sete pontos, sendo que o time clevelandense leva vantagem no confronto direto, mas tem dois jogos a mais que a equipe de Cascavel.

Outro clube que pode entrar nesta briga é o Ampére Futsal, que tem três pontos a menos que ACF e AEC, mas terá confrontos diretos com as duas, podendo ultrapassar os rivais e terminar a fase na 12ª colocação.

Rebaixamento

O time mais cotado no descenso é o Associação Campo Mourão Futsal (ACMF). O clube não conseguiu vencer até agora e, para piorar a situação, perdeu pontos no TJD, ficando com -2 na classificação. A diretoria espera reverter a punição e já entrou com um recurso, alegando que o erro foi da FPFS e não do clube.

Mas independente desta situação, a equipe precisará vencer os três jogos que restam e ainda torcer por tropeços do Ampere Futsal. Na rodada final, inclusive, as duas equipes se enfrentam em Campo Mourão, podendo fazer o jogo decisivo para escapar da degola.

Fonte: Clique Esporte (Foto: Crhistian Rizzi)

Sair da versão mobile