Vereadores vão à Brasília debater cota, free shops e obras da Unila

A comissão composta pelos vereadores por Rudinei de Moura, Nilton Bobato, Paulo Cezar Queiroz e Anice Gazzaoui, chegou em Brasília na quarta-feira (28) para debater a regulamentação das lojas francas de fronteira (free shops) e manutenção da cota de 300 dólares. Os vereadores iguaçuenses se reuniram com a senadora Gleisi Hoffmann, que acompanha as negociações junto aos órgãos de controle federal. Em seguida a comissão teve uma reunião no Ministério da Fazenda/Receita Federal.

Os vereadores foram informados que técnicos da Receita Federal virão à Foz do Iguaçu antes da normatização da Lei dos Free Shops e redução da cota de compras para 150 dólares. A comissão também foi recebida pelos deputados federais Enio Verri (PT) e Eliel Machado (PT do B), que ouviram as preocupações dos representantes, sobre o impacto que a redução da cota pode trazer ao comércio da tríplice fronteira.

Sobre os free shops, a Receita Federal ressaltou que a instalação depende da criação de uma lei municipal. Até o momento, três cidades brasileiras aprovaram a Lei dos Free Shops. Ao todo, 30 municípios de fronteira poderão instalar as lojas.

O vereador Luis Queiroga, chegou à capital nesta quinta-feira, onde se juntou à comitiva iguaçuense e participou de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Sair da versão mobile