Beto Richa propõe reajuste acima de 12% para servidores estaduais

Governador Beto Richa durante reunião com deputados sobre proposta salarial. Curitiba, 27052015. Foto: Orlando Kissner/ANPr

Por AEN

O governador Beto Richa encaminhou mensagem para a Assembleia Legislativa que vai assegurar um reajuste acima de 12% para os servidores estaduais. O anteprojeto de lei foi entregue nesta quarta-feira, 27, para o presidente do legislativo, deputado Ademar Traiano.

O governo vai pagar neste ano 3,45% de reajuste referentes ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio a dezembro de 2014. O valor será pago em três parcelas, entre setembro e novembro. Além disso, o Executivo propôs a antecipação da data-base dos servidores de 2016 para janeiro, com aplicação integral do IPCA de 2015, hoje projetado em 8,37%.

Durante reunião com deputados da base de apoio do governo, Richa agradeceu a participação de todos no debate sobre o reajuste dos servidores, que permitiu ao Executivo chegar à proposta que está sendo apresentada, e também pela aprovação das medidas de ajuste fiscal.

“Estamos entre os primeiros a adotar as medidas necessárias e seremos os primeiros a sair desta situação”, disse. Richa afirmou ainda que a parte legislativa do ajuste está encerrada. “Fizemos um esforço que valeu a pena, em favor de toda a sociedade. Estou muito otimista na rápida retomada da capacidade de investimento do Estado em obras e projetos”.

Recursos

Richa afirmou que a Assembleia Legislativa exerceu papel fundamental na formulação da proposta da data-base ao disponibilizar R$ 87 milhões para o Estado. O valor vai reduzir o impacto do aumento no caixa do tesouro estadual, que deve gastar R$ 200 milhões a mais neste ano com a aplicação do reajuste.

Sair da versão mobile