Após saída de Felipão, Cristóvão Borges deve assumir o Grêmio

O técnico Cristóvão Borges já aceitou a proposta do Grêmio para ser o novo treinador do time. A oferta ocorreu após a confirmação da saída de Felipão. O contrato deve ser fechato até 2016, quando acaba o mandado do presidente Romildo Bolzan.

O técnico já deve treinar o time no sábado, contra o Figueirense, na Arena. Até a aparesentação, que deve ocorrer na quarta (19), o interino James Freitas trabalha com o grupo principal.

Cristóvão tem 55 anos e está sem clube desde que saiu do Fluminense em março. Antes disso, treinou Vasco e Bahia. Como jogador, ele teve passagem pelo Grêmio entre 1987 e 1989.

Saída de Felipão
A derrota na final do Gauchão e as atuações no início do Brasileirão 2015 acabaram minando o ambiente do técnico Luiz Felipe Scolari com a torcida. Nesta quarta-feira (19) , o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., concedeu entrevista coletiva para confirmar a saída do técnico. De acordo com o dirigente, a decisão foi tomada pelo próprio treinador e vai ao encontro do que o clube vinha analisando.

“Nós faríamos uma avaliação mais concreta e só faríamos isso em uma conversa. Mas ele concluiu isso antes de nós. Quero te dizer que desde domingo nós fizemos vários contatos, avaliações, conversamos com pessoas e estávamos avaliando sim. O Felipão avaliou na mesma linha do que nós. O Grêmio queria ouvir dele e ele veio com essa posição”, disse o presidente ao citar o “desgate emocional” do treinador.

Felipão foi contratado quando da saída de Enderson Moreira, no ano passado, pelo então presidente Fábio Koff. A relação de amizade entre dirigente e técnico facilitou na volta de Felipão ao banco de reservas após a derrota pesada que ele sofreu na Copa do Mundo de 2014.

O início do técnico foi animador e o time de Felipão chegou a almejar uma vaga na Libertadores, durante o Brasileirão do ano passado. No planejamento de início de ano, o Tricolor optou por conter gastos e apostar na base. Em meio ao Gauchão o clube ainda trouxe jogadores como Maicon, Braian Rodríguez e Cristian Rodríguez, que participaram da classificação do time para a final do Gauchão.

O Tricolor acabou com o vice-campeonato e somou apenas um ponto em dois jogos no Brasileiro. Na Copa do Brasil, o time até se classificou, mas teve atuações criticadas. Aos 66 anos, Felipão ainda rejeitou uma proposta da China, no início do ano, para permanecer no Grêmio. Agora, clube e técnico tomam caminhos diferentes.

Flávio Murtosa, Darlan Schneider e Ivo Wortman também deixam o clube. James Freitas, treinador da base, assume o clube interinamente.

Fonte: Rádio Gaúcha

Foto: Fernando Cazaes  / Photocamera/Divulgação

Sair da versão mobile