Vacinação contra a Febre Aftosa já começou em STI

A Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu alerta aos produtores para a Campanha de Vacinação contra a febre aftosa que está sendo realizada durante o mês de maio. Até 31 de maio é obrigatório a vacinação de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, incluindo bezerros com poucos dias de vida. A comprovação da vacina deverá ser feita até o dia 31 de maio nas unidades locais de Sanidade Agropecuária, em Santa Terezinha de Itaipu a unidade esta instalada na Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio ambiente com Anderson ou pelo telefone (45) 9997 8063.

Segundo Anderson Finkler, responsável pelo Departamento de Agropecuária, o produtor deverá adquirir as vacinas nas casas agropecuárias e sempre conservá-las em local resfriado, na geladeira ou em caixa isotérmica com gelo, nunca expor ao sol. A vacina deverá ser transportada em caixas exotérmica com gelo, mantendo-a refrigerada até o momento da aplicação.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, sendo uma das mais contagiosas que atingem os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas) principalmente na boca e nos cascos, dificultando a movimentação e alimentação dos animais, o que acarreta elevada e rápida perda de peso e queda na produção de leite, tendo como conseqüência grandes prejuízos na exploração pecuária. O vírus está presente no epitélio e fluido das vesículas e também pode ser encontrado no sangue, saliva, leite, urina e nas fezes dos animais afetados.

Qualquer objeto contaminado com uma dessas fontes de infecção torna-se uma perigosa fonte de transmissão da doença de um rebanho a outro. Os animais contraem o vírus por contato direto com outros animais infectados ou por alimentos e objetos contaminados. A doença é transmitida pela movimentação de animais, pessoas, veículos e outros objetos contaminados pelo vírus. Pessoas que lidam com animais doentes também podem transmitir o vírus por meio de suas mãos, roupas e calçados.

 

Assessoria

Sair da versão mobile