Durante Operação Voe Seguro uma aeronave é notificada em Foz

Na quarta-feira, 6, iniciou em sete aeródromos do estado do Paraná (PR), a Operação Voe Seguro, coordenada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC – com apoio da Receita e Polícia Federal.

As ações, que ocorrem entre o nascer e o pôr do sol, têm como objetivo fiscalizar as condições das aeronaves e aumentar a segurança nos vôos, coibindo infrações às regras do setor e o transporte irregular de passageiros, além de identificar irregularidades e, ao mesmo tempo, atuar de forma preventiva e educativa.

Durante fiscalização no aeroporto de Foz do Iguaçu, foram vistoriadas quatorze aeronaves, apenas uma notificada por irregularidade – uma empresa de táxi aéreo que estava com sua identificação em um local inadequado -. Esta empresa terá o prazo de 30 dias para regularizar a situação, ou deverá pagar uma multa.

Até o momento, 62 duas aeronaves foram vistoriadas, e 12 notificadas por condição irregular.

A operação VOE SEGURO continua até sexta-feira, 08, e faz parte de uma série de ações iniciadas em janeiro de 2013, com a participação de diversos órgãos do Governo, Já foram realizadas cinco Operações Voe Seguro: no Rio de Janeiro (capital), na região de Angra dos Reis (RJ), no estado de São Paulo, na região Norte (Amazonas e Pará) e no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ação de cada órgão na Operação VOE SEGURO

ANAC
Os inspetores de aviação civil da Agência fiscalizam as operações, aeronaves, pilotos, empresas e profissionais envolvidos na manutenção de aeronaves. Em cada abordagem, é observada a validade da documentação da tripulação (pilotos) e da aeronave, manutenção irregular ou vencida, condições precárias das aeronaves (pneu careca, pequenos danos na aeronave, etc.), carga fora das especificações, táxi-aéreo pirata, passageiro no lugar do copiloto, excesso de peso e passageiro, entre outras irregularidades que podem ser identificadas pela Agência.

Receita Federal
A Receita Federal acompanha a fiscalização e atua nos casos de identificação de cargas e/ou produtos importados ou exportados de forma irregular.

Polícia Federal
Os agentes da Polícia Federal são requeridos para realizar a segurança das equipes de fiscalização e identificar possíveis atos de interferência ilícita de qualquer tipo.

Com assessoria

Sair da versão mobile