Começa a campanha de vacinação contra a gripe

Começou nesta segunda-feira (4) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para o ano de 2015. Em Foz do Iguaçu, o primeiro lote de vacinas, 27 mil unidades, já foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e estarão imunizando idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças, na faixa etária dos seis meses até 5 anos incompletos, gestantes, mulheres que ganharam filhos com até 45 dias após o parto, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade (sistema prisional) e os funcionários do sistema prisional.

Será uma semana de mobilização em prol da campanha. No dia 9 de maio, sábado, será realizado dia “D” da campanha contra a gripe e todas as UBS’s estarão abertas, de plantão, das 8 às 17h, para realizar o atendimento padrão àqueles que não compareceram ou não puderam comparecer as unidades de saúde no decorrer da semana.

Segundo a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Foz, Angela Gonzáles, a gripe, ou influenza como é conhecida tecnicamente, é uma infecção viral aguda que afeta, diretamente o sistema respiratório. “´É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar através do falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém – contaminadas pode contaminar o próximo”, destacou a Enfermeira.

Esta campanha está voltada, diretamente, ao combate de três tipos de gripes que mais preocupam o sistema de saúde nacional. A A(H1N1), é o resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Para o tratamento é de extrema importância evitar a automedicação.

Já a A(H3N2), é uma gripe sazonal e que não apresenta os mesmos riscos da H1N1. E a gripe do tipo “B”, afeta basicamente pessoas, cujo vírus evolui lentamente, porém o potencial de causar epidemias é pequeno.

Segundo o secretário municipal da Saúde, a vacinação contra a gripe mostra-se como uma das medidas efetivas para a prevenção de gripes graves e de complicações. “Esta ação tem contribuído na redução da mortalidade em pessoas portadoras de doenças crônicas, tais como: doenças vasculares, renais, diabetes e outras. É bom que se diga isso, até para que possamos fortalecer a necessidade da vacina”, alertou Bortolo.

Ressalta-se, porém que, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais independente da idade, devem procurar a Unidade de Saúde para se vacinar com a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacina.

“É importante ressaltar também, que todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos, devem receber a vacina, mesmo àquelas que já foram vacinadas nos anos anteriores com uma ou mais doses”, esclareceu.

Os tipos de gripes “A e B” sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias, também por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas e que, frequentemente, são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam condições e fatores de risco.

AMN

Sair da versão mobile