Foz do Iguaçu entre os 10 pôr-do-sol mais incríeis do Brasil

As cores do crepúsculo são fascinantes para qualquer pessoa. Tanto que é difícil encontrar alguém que nunca tenha se emocionado ao admirar um belo pôr-do-sol. No Brasil, o que não faltam são lugares para apreciar estes momentos espetaculares e hoje conhecemos 10 pontos onde o sol se põe de forma única e mágica. Confira!

1. Fernando de Noronha – Pernambuco

Fernando de Noronha – Brazil

No arquipélago mais bonito do país, o sol se põe do lado das praias de dentro. Para admirar as cores do entardecer dando um toque ainda mais embelezador ao cenário, as praias mais disputadas são Conceição e Cacimba do Padre, além da praia do Boldró, onde o espetáculo pode ser contemplado de um mirante ou do Forte de São Pedro. A verdade, porém, é que em qualquer uma de suas ilhas ou parte do seu litoral, o pôr-do-sol será incrivelmente belo.

2. Lago Guaíba – Porto Alegre

Sunset at Porto Alegre

Já é tradição na capital gaúcha: no fim da tarde, moradores e visitantes se reúnem diante do Guaíba para ver o sol se esconder no horizonte. As diferentes tonalidades de laranja dão forma às sombras escuras e se refletem na água, garantindo um espetáculo inesquecível. Para assistir de camarote, a dica é se concentrar em lugares como Cais do Porto, a Orla do Guaíba, o Parque Marinha do Brasil, o Pontal do Estaleiro e a Usina do Gasômetro.

3. Duna do Pôr-do-sol – Jericoacoara

People on the dune top in Jericoacoara Beach

Falar da magia de Jericoacoara é ser redundante, já que ali, todos os cenários são mágicos, poéticos. Minutos antes do anoitecer, porém, toda a mágica do destino se renova, graças à fusão de cores e o contraste entre a areia, a água e céu. A beleza é tanta, que uma dona foi batizada como Duna do Pôr-do-sol, justamente para indicar o melhor lugar para acompanhar o momento.

4. Pedra da Gávea – Rio de Janeiro

Sunset in Pedra da Gavea Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro parece ter sido criado especialmente para presenciar o encanto que é um pôr-do-sol. Suas construções urbanas se uniram em perfeita harmonia aos seus cenários naturais, sendo que em todos os cantos da Cidade Maravilhosa é possível encontrar um lugarzinho que mais lembra um mirante para admirar as cores do entardecer. A Pedra da Gávea é um destes locais, agradando especialmente os mais aventureiros que participam de suas trilhas e que querem ter um delicioso presente como recompensa depois do desafio.

5. Praça do Pôr-do-sol – São Paulo

O ritmo frenético de São Paulo exige estratégias e artimanhas por parte dos paulistanos para que eles possam relaxar e entrar em contato com a natureza. Foi com essa ideia que surgiu a Praça do Pôr-do-sol, no Alto Pinheiros. Ali, os gramados servem como um imenso auditório ao ar livre, que acomoda e muito bem as pessoas que querem esquecer a agitação urbana lá fora e começar a noite com as lembranças de um espetáculo inesquecível.

6. Lago da Itaipu – Foz do Iguaçu

A usina hidrelétrica Itaipu Binacional é a segunda maior atração iguaçuense, que reina absoluta ao lado das Cataratas do Iguaçu. A gigante geradora de energia organiza diferentes tours, mostrando aos visitantes toda a sua capacidade de agradar. Uma das muitas possibilidades é o passeio de catamarã, que percorre as águas do lago artificial de Itaipu ao longo do dia, inclusive no horário em que o sol começa a se pôr.

7. Salvaterra – Ilha de Marajó

Foto: Férias Brasil

A principal porta de entrada para a Ilha de Marajó, a cidade de Salvaterra também é dona de um entardecer incrível. Suas paisagens naturais são belas o dia todo, mas é minutos antes do anoitecer que tudo fica ainda mais bonito e fascinante.

8. Chapada Diamantina – Bahia

Sunset against dry branches

Um tesouro precioso encontrado no coração da Bahia é a melhor definição para a Chapada Diamantina. Ali, os roteiros de aventura podem ser encerrados com a tranquilidade e a beleza do pôr-do-sol, que visto do alto do Morro do Pai Inácio ganha um toque extra de magia, sendo capaz de cativar qualquer visitante. Presente melhor que esse, depois de um dia movimentado desbravando as paisagens naturais do parque, não existe.

9. Pedra do Arpoador – Rio de Janeiro

Mais uma vez, o Rio de Janeiro. Impossível deixar de fora o espetáculo que acontece quando o sol desaparece no horizonte diante da Pedra do Arpoador. Admirar o entardecer no local já é um ritual entre cariocas e viajantes, que fazem questão de aplaudir o show mais que poético que acontece ali todos os dias.

10. Praia do Jacaré – João Pessoa

Foto: Fred Schinke

Na verdade, a praia do Jacaré fica na cidade de Cabedelo, ao lado de João Pessoa. Graças à proximidade entre os dois destinos, o Pôr-do-sol do Jacaré costuma fazer parte do roteiro dos viajantes que estão visitando a capital paraibana. O momento, que é de uma sensibilidade única sem que sejam necessários muitos esforços para isso, tem como aliado a apresentação musical do Jurandy do Sax, que percorre as águas da praia tocando canções que já fazem parte de uma tradição.

Fonte: skyscanner

Sair da versão mobile