Preparativos para o Dia do Desafio 2015 em Foz

A um mês da maior campanha de incentivo à atividade física do mundo, o “Dia do Desafio”, o Sesc Foz do Iguaçu inicia os preparativos para as atividades que envolverão toda a cidade.

O evento foi criado no Canadá nos anos 80 e, desde então, vem ganhando espaço no cenário mundial graças à TAFISA (Entidade de promoção do esporte para todos) e, no Brasil, recebendo apoio do Sesc (Serviço Social do Comércio), que coordena o evento no continente americano, com a participação de mais de 20 países.

Sempre realizado na última quarta-feira do mês de maio, este ano no dia 27, o evento propõe a realização de pelo menos 15 minutos de atividades ou exercícios físicos no dia da mobilização, podendo ser uma caminhada, corrida, ginástica, alongamento, entre tantas outras formas de se exercitar.

Desafio entre cidades – Para tornar a campanha mais atrativa, foi criada uma competição simbólica entre cidades do mesmo porte, sendo considerada vencedora a cidade que mobilizar o maior número de habitantes, da meia-noite às 21 horas durante o Dia do Desafio.

No ano passado foram 76.727 Iguaçuenses mobilizados no Dia do Desafio, 29,96% da população, o que permitiu que Foz do Iguaçu vencesse a disputa simbólica contra a cidade de Cajamarca, Peru.

Porém, vencer ou perder esta disputa não é o objetivo principal, sendo que o real propósito do evento, é permitir que muitos destes que praticaram 15 minutos de atividades físicas saíam do sedentarismo e, consequentemente, obtenham uma rotina diária mais saudável, em prol do bem estar e qualidade de vida.

Ainda não foi realizado o sorteio dos confrontos deste ano, sendo que o mesmo está previsto para a segunda quinzena de maio.

Registro de participação – Ressaltamos a importância do registro da participação em atividades e/ou exercícios físicos no dia da mobilização, sendo que este pode ser feito de forma gratuita através de um 0800 que será divulgado amplamente nos próximos dias, ou pelo site www.sescpr.com.br

Cultivando hábitos saudáveis – Este ano os trabalhos para execução do projeto já foram iniciados, sendo que na última quarta-feira (22), reuniram-se no Sesc Foz do Iguaçu os seguintes órgãos  e instituições: Secretarias Municipais de Educação e de Esportes e Lazer, Núcleo Regional de Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná/ SINEPE-PR – Foz do Iguaçu, CESUFOZ, ACORREFOZ, SESI, 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, 34º Batalhão de Infantaria mecanizado, 14º Batalhão de Polícia Militar.

O envolvimento das escolas, colégios e centros esportivos é de grande importância, pois ao atingir o público em idade escolar o evento contribui para que estas crianças e jovens tenham uma nova percepção à cerca de hábitos saudáveis.

Além da mobilização da comunidade escolar, o Sesc Foz do Iguaçu firmou com estes parceiros a mobilização de seu efetivo ou a realização de atividades junto à comunidade.

O Sesc Foz do Iguaçu realizará algumas outras ações no Dia do Desafio, sendo que este ano abre as portas para a comunidade através da oferta de atividades recreativas para crianças, e de um espaço para realização de atividades físicas para adultos durante todo o Dia do Desafio.

No mesmo dia, o Sesc Foz do Iguaçu atenderá empresas comerciais com atividades e exercícios físicos. A Atividade acontecerá das sete às 18 horas, com agendamento prévio, que pode ser feito através do telefone 3576 1300, com vagas limitadas.

 

Com assessoria

Sair da versão mobile