Vereador solicita a reabertura do Albergue Noturno em Foz

O legislativo aprovou o requerimento, de autoria do vereador Zé Carlos, que solicita ao Poder Público Municipal informações sobre a possibilidade de que seja retomado o repasse de verbas para o Albergue Noturno de Foz do Iguaçu.

Segundo dados do requerimento, o trabalho de assistencialismo ao morador de rua, como também o de reinserção na sociedade, encerrou as atividades em março de 2014, por falta de recursos para se manter e também por falta de profissionais habilitados para atender a demanda do albergue.

O albergue foi fechado no início do ano passado quando atendia em média 800 pessoas/mês. As despesas de manutenção da instituição, segundo o vereador Zé Carlos, giravam em torno de R$18 mil mensais, mas a Secretaria Municipal de Assistência Social repassava R$ 2.500,00. Um dos motivos do fechamento, segundo Zé Carlos, a falta de recursos para se manter e também por falta de profissionais habilitados para atender a demanda do albergue.

O albergue foi fundado pelo Rotary Club Foz do Iguaçu, em 1981 e dez anos depois foi reconhecido pela União como entidade de utilidade pública.

A entidade concede assistência ao morador de rua e também dá condições mínimas para que ele possa se reinserir na sociedade. “A instituição presta serviços gratuitos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, as quais necessitam de abrigo provisório, então é de extrema importância que o município tenha esse local para auxiliar essas pessoas”, ressaltou o Vereador Zé Carlos.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo para tomada de providências.

Sair da versão mobile