Ações de cultura em Foz e construção do Teatro Municipal são temas de reuniões em Brasília

Presidente da Fundação Cultural de Foz, Adailton Avelino, acompanhado da Diretora de Cultura, Arinha Rocha, viajou até Brasília onde participou de reuniões para tratar a cultura em Foz do Iguaçu.

Um dos motivos da viajem foi rearticular um protocolo, assinado em 2009 pela Itaipu com Ministério da Cultura nacional e estadual, que disponibiliza recursos para a cultura nas fronteiras.

Participaram das reuniões os Coordenadores de Assuntos Bilaterais, Bruno Melo, Elisabeth Rosemary Silva e Eduardo Pareja Coelho, e representando a Itaipu Binacional, Maria Emília Medeiros de Souza.

Segundo a diretora, Arinha Rocha, Foz do Iguaçu foi escolhida para ser o portal cultural do Mercosul. “Nos próximos 4 anos de governo, o trabalho será em reorganizar a cultura de fronteira entre Brasil/Paraguai – Brasil/Argentina – Brasil/Uruguai”, ressaltou, reforçando que o projeto inicia em Foz e depois deve se expandir para o mundo.

Reivindicações

Adailton e Arinha levaram algumas indicações aos representantes nacionais da cultura em Brasília. Além da implantação do núcleo de pesquisa áudio-visual em Foz, também o desenvolvimento de ações na área do cinema e a ampliação da rede dos pontos de cultura na cidade. “Nossa rede de cultura precisa ser mais valorizada, e a ampliação dela é expandir a cultura local ainda mais”, ressalva Adailton.

Teatro Municipal em Foz do Iguaçu

A possibilidade da construção do Teatro Municipal em Foz foi mais um assunto pautado durante as reuniões em Brasília. O presidente, Adailton Avelino, indicou a construção do espaço, mas foi informado que a cidade já teve a oportunidade de realizar a construção.

Segundo foi informado, foi aprovada em 2010, durante a gestão do ex-prefeito Paulo Mac Donald, a construção de 3 mil metros quadrados para o teatro municipal, mas na época a prefeitura não mostrou interesse no projeto. “Durante dois anos, a cidade foi chamada por cinco vezes para tratar sobre a construção do espaço cultural que receberia o recurso de R$ 4 milhões, mas por falta de interesse o projeto caducou e Foz perdeu a oportunidade”, explicou Adailton.

CEU em Foz do Iguaçu

Estudando outras possibilidades para a construção de um espaço cultural mais amplo, Adailton e Arinha apresentaram a ideia de implantar projeto Centros de Artes e Esportes Unificados, CEU – um anfiteatro -. Segundo a diretora de Cultura, Arinha Rocha, o espaço apresenta potencial de transformação social nos territórios de vulnerabilidade onde estão instalados, além de ressaltar o principio da participação social como método de gestão e ferramenta para enfrentar o desafio da sustentabilidade dos equipamentos culturais.

A construção do Teatro Municipal e do CEU, necessita de emendas parlamentares. Esta foi outra razão pela quais os representantes iguaçuenses foram até Brasília. Eles buscam apoio de deputados para conseguir emendas para as obras. “Sabemos as dificuldade, mas como representantes da cultural local, precisamos articular, apresentar propostas, debater e fazer o que for possível para melhorar e expandir a cultural local”, finalizou Adailton.

Sair da versão mobile