Mestrado da Unila em Física Aplicada recebe aprovação início das aulas

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) tem mais um programa de pós-graduação stricto sensu aprovado: o mestrado em Física Aplicada. O resultado saiu na última sexta-feira (10), com aprovação do Comitê de Astronomia/Física da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse será o primeiro programa de mestrado da área, na região do oeste do Paraná. O curso, que conta com nove professores de Física e um de Química da Universidade, inicia as atividades acadêmicas a partir do segundo semestre deste ano, com abertura de dez vagas.

“Essa aprovação contribui para que a UNILA possa ter mais visibilidade na área de Física em âmbito nacional. Ademais, atende a uma demanda de Foz do Iguaçu e região, uma vez que, no raio de 400 km, não há um programa de pós-graduação em Física Aplicada, embora haja cursos de mestrado e doutorado nas áreas de ciências exatas e tecnologias. Esse programa na Universidade é, também, um estímulo para atrair novos professores da área, com perfil acadêmico qualificado”, avalia o coordenador do programa de pós-graduação em Física Aplicada da UNILA, Marcelo Hönnicke.

Ele lembra que, recentemente, os docentes da área de Física da UNILA iniciaram o curso de bacharelado em Engenharia Física. “O mestrado, ainda, tem a possibilidade de atender futuramente a acadêmicos desse curso, possibilitando a eles dar continuidade aos estudos na área de ciências exatas e novas tecnologias. Esse programa de pós-graduação é uma oportunidade não só de qualificação, mas também de estímulo para a realização de novas pesquisas na área”, complementa o professor.

Processo seletivo
A seleção dos primeiros estudantes do programa está prevista para 2015, por meio do exame unificado de pós-graduações em Física. Essa modalidade traz como facilidade a possibilidade de realização da prova na instituição de origem do candidato – no Brasil ou exterior. Assim, não haverá a necessidade de deslocamento do candidato até Foz do Iguaçu. Além do exame de conhecimentos, a seleção será por meio de avaliação do histórico escolar de graduação, do curriculum vitae e de cartas de recomendação.

Os estudantes provenientes de cursos de Licenciatura, e outros que se julguem necessários, irão passar por um curso de nivelamento de seis meses, como parte de um dos requisitos ao processo de admissão no programa.

Programa do Mestrado
O programa tem como diferencial a ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. O mestrado na UNILA terá duas áreas de concentração: Física Teórica e Computacional e Física da Matéria Condensada. A primeira área inclui duas linhas de pesquisa: Sistemas Complexos; e Física, Matemática e Mecânica Celeste. A segunda área, por sua vez, compreende outras duas linhas: Termodinâmica e Físico-Química; e Materiais e Dispositivos.

Histórico
A pesquisa em Física na UNILA começa em 2010, com a criação do Grupo de Física de Sistemas Complexos. Em 2011 e 2012, com a chegada de novos professores, outros grupos de pesquisa foram criados, ampliando a abrangência de atuação e as redes de interação com universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais. Com o intuito de estimular o desenvolvimento de pesquisas, envolvendo computação de alto desempenho, a UNILA adquiriu um dos mais importantes clusters computacionais da região sul do Brasil.

A Universidade também já conta com mais um equipamento de grande porte, para dar auxílio à pesquisa na área de Materiais: um difratômetro de raios-X multipropósito e multiusuário, com intuito de atender à comunidade científica regional. Além disso, outros equipamentos de pequeno porte foram e estão sendo adquiridos institucionalmente e por projetos de pesquisa individuais dos docentes, em especial das áreas de Física e Química. Esses recursos foram aportados junto às agências de fomento CNPq e Fundação Araucária.

UNILA

Sair da versão mobile