Dia Internacional da Terra Palestina é lembrado em Foz do Iguaçu


Membros da comunidade palestina em Foz do Iguaçu distribuíram nesta segunda-feira (30), mudas de Ipê, árvore símbolo da cidade. O ato faz parte do Dia Internacional da Terra Palestina, que mobiliza cidadãos palestinos e militantes em lembrança às terras invadidas na Palestina, por Israel.

Pela manhã, a entrega das mudas das árvores aconteceu na Rua Alfredo Nunes do Nascimento ao lado do Fórum. À tarde, o ato acontece às 15h, na Avenida Brasil, com a Quintino Bocaiúva, no centro.

História

Em 30 de março de 1973, o exército israelense reprimiu a população da palestina com tanques e artilharia. O saldo do confronto foram seis jovens – cidadãos árabes – mortos, 96 feridos e 300 presos.

As autoridades israelitas anunciaram a expropriação de grandes extensões de terras palestinas por “motivos de segurança” e para a construção de colonatos. No dia 30 desse mês, uma greve geral e grandes manifestações de protesto sacudiram as localidades palestinas em território do Estado de Israel. Na repressão sangrenta que se seguiu, seis palestinos foram mortos pelas autoridades de Israel e centenas foram presos ou feridos.

Desde então, o dia 30 de Março ficou conhecido como o Dia da Terra, uma data que simboliza a luta do povo palestino pelo direito aos seus lares, às suas terras de cultivo, à sua Pátria.

Sair da versão mobile