Em reforma, Ponte da Amizade completa 50 anos


Com 30 mil habitantes em Foz do Iguaçu e 15 mil em Porto Flor de Lis – primeiro nome de Ciudad del Este – a fronteira entre Brasil e Paraguai sentia na década de 60 a necessidade de estreitar as ligações comerciais e diplomáticas, ainda abaladas pela Guerra da Tríplice Aliança. Até que em 27 de março de 1965, os presidentes Castelo Branco, do Brasil e Alfredo Stroessner, do Paraguai, inauguraram a primeira ligação por água entre os dois países.

Vivendo o período de ditadura, o país vizinho preferiu homenagear o atual presidente e no lado paraguaio a nova ponte era chamada de Ponte Presidente Alfredo Stroessner, enquanto no lado brasileiro já havia sido batizada de Ponte da Amizade.

Considerada um marco da engenharia, a Ponte Internacional da Amizade possuía o maior arco em concreto armada sobre um rio, do mundo. Para isso, a quantidade de material utilizado também impressionava para a época.

Foi desmatada uma área de 14 hectares de mata atlântica virgem e realizada 139.000 metros quadrados de terraplanagem. Para abastecimento com água potável na vila operária foi executada a perfuração de um poço artesiano de 117 metros de profundidade. Para a concretagem foi necessária a instalação de uma usina de britagem com capacidade de produzir 100m³ de pedra brita por dia. O material foi retirado das margens do Rio Paraná. A areia também foi retirada do próprio leito do rio. Toda a madeira utilizada foi retirada da floresta atlântica da região. O cimento utilizado veio de Curitiba e de São Paulo.

Foram utilizados na construção:

-Concreto armado: 43.000 m³ de concreto.
-Cimento: 14.000 toneladas.
-Aço: 2.900 toneladas de aço.
-Madeira: 120.000 m² para formas, escoras e andaimes.
-Cubagem em madeira: 6.000 m³.
-Pregos: 50 toneladas de pregos de 20 fábricas situadas nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
-Parafusos provindos de metalúrgicas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro: 12.000 toneladas.
-Arame de Construção: 33 toneladas da Siderúrgica Guaíra de Curitiba (Atual Gerdau).
-Aço em laminados, cabos, rebites e parafusos de alta tensão metálica para a peça -metálica do cimbre: 1.300 toneladas vindos da Companhia Siderúrgica Nacional.
-Quantidade de operários: mil homens.
-Quantidade de famílias deslocadas para o local: 600 famílias instalados na Vila Operária.

Economia

A construção da ponte também trouxe desenvolvimento econômico para a região, permitindo o aumento das importações entre os dois países. Antes da inauguração, o deslocamento de pessoas e produtos era feito através de balsas pelo Rio Paraná. Em 1989, com o fim da ditadura paraguaia, Flor de Lis passa a se chamar Cidade do Leste. Na década de 90, o comércio na cidade vive um “boom” e lojas de produtos importados passam a ser a principal fonte econômica entre as duas cidades, quando a ponte passa a registrar um movimento diário de cerca de 40 mil pessoas.

Em 2015, as duas cidades juntas foram consideradas uma das maiores concentrações urbanos do Brasil, com 674.669 habitantes. Dados do IBGE mostram que 2.930 pessoas se deslocam para trabalhar ou estudar entre uma cidade e outra diariamente.

Reforma

Em 19 de janeiro de 2015, a Ponte Internacional da Amizade recebe a primeira reforma. A obra realizada pelo Brasil pretende revitalizar toda a estrutura, além de embelezar a principal passagem entre os dois países.

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