“Kit dengue” vai agilizar o diagnóstico da doença

Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde em Foz do Iguaçu, estão recebendo orientações técnicas para a utilização de um aparelho que vai agilizar o diagnóstico de Dengue na cidade, buscando otimizar as ações e possibilitando encaminhamento mais rápido do paciente para o isolamento. Uma vez realizada esta ação, o paciente com o sintoma da dengue já receberá os primeiros cuidados até a chegada do exame de sangue que comprove o sintoma.

Há anos, a cidade de Foz do Iguaçu vem enfrentando a Dengue com o registro de várias epidemias, bem como a circulação viral dos tipos DEN 1, 2 e 3 e 4. Este quadro, aliado às características climáticas, geográficas e sociais, bem como a infestação do mosquito Aedes Aegipty, que hoje em nossa cidade é de 8,23%, contribuem para o agravamento da situação.

Baseado nestas estatísticas e buscando impedir que a cidade de Foz do Iguaçu atinja um ponto de preocupação na infestação do mosquito, o prefeito Reni Pereira, autorizou a Secretaria Municipal da Saúde a adquirir o aparelho, conhecido popularmente como “Kit Dengue”, que será utilizado, nos próximos dias, como mais uma arma de combate à doença.

O KIT Dengue

Até o presente momento, o diagnóstico somente era realizado através do exame sorológico IGM a partir do sétimo dia do início dos sintomas. Devido a esta demora na realização da coleta, em torno de 50% dos pacientes notificados não realizavam o exame. Com a implantação do “KIT Dengue – Teste Rápido”, o paciente fará o exame no momento da consulta na própria unidade de saúde.

O teste rápido proporciona ao clínico concluir ou descartar um caso suspeito de dengue. A avaliação da quantidade de plaquetas circulantes no sangue também colabora para evidenciar a doença e principalmente para observar a evolução. Além destes existem outros testes que podem ser feitos logo no início dos sintomas e poderá contribuir para uma ação mais eficaz.

Para o secretário de Saúde, Charles Bortolo, este teste rápido identifica qualquer um dos 4 sorotipos do vírus da dengue. Quando presentes na amostra, o sangue do paciente é coletado e separado por centrifugação e a sensibilidade do teste varia em torno de 99%, e a especificidade é por volta de 98%.

Muitos municípios do país passam por momentos de elevado número de casos confirmados e muitos suspeitos de dengue, sobrecarregando as unidades de saúde. O teste rápido e/ou Kit Dengue, como está sendo chamado, é uma ferramenta.

Casos de dengue

Neste ano, até o presente momento Foz do Iguaçu tem confirmados 147 casos de Dengue e já representa um aumento de mais de 1000% em relação ao mesmo período do ano passado. “Se facilitarmos o diagnóstico diferencial da Dengue, através deste teste rápido, e desencadear as ações de bloqueio em tempo oportuno, estaremos, sem sombra de dúvidas, evitando e disseminando a doença. Desta forma, acredito estarmos saindo de um estado de alerta  voltando as nossas atenções básicas de controle e orientação ao cidadão”, disse Reni.

Sair da versão mobile