Programa de Mamografia Móvel do Paraná

A deputada Claudia Pereira, PSC, protocolou, na última semana, o projeto de Lei que tem como objetivo levar o exame de mamografia em todas as regiões do Paraná.

A deputada explica que, com o programa, será possível identificar e rastrear alterações relacionadas ao câncer da mama em todo o território paranaense. “Muitas vezes, as mulheres recebem a indicação do médico para fazer a mamografia, mas muitas deixam de fazer por falta de oportunidade”, enfatizou.

Deste modo, ainda segundo Claudia, será possível articular ações que visem ao aumento da cobertura mamográfica no Estado, prioritariamente em favor das mulheres na faixa etária elegível, entre 50 e 69 anos, para o rastreamento do câncer de mama. Também será possível desenvolver ações coordenadas que visem à garantia do fornecimento regular do exame mamográfico às mulheres da faixa etária para o rastreamento do câncer de mama, bienalmente.

“O município paranaense que se encontrar com os menores percentuais de realização de exames de mamografia, segundo o Índice de Desempenho dos SUS (IDSUS), serão prioridade,” afirmou a deputada.

 

Sair da versão mobile