Foz reduz índice de mortalidade infantil

O índice de mortalidade infantil em Foz do Iguaçu reduziu de 16 para 13 óbitos por mil nascimentos. A queda, na avaliação do secretário Charles Bortolo, deveu-se ao aumento na oferta de exames de imagem e laboratórios e as mudanças e a maior eficácia nas condutas de atendimento da gestante com a implantação de unidades de referência nos distritos.

O secretário Charles Bortolo participou do programa “Jornal da Cultura” e respondeu perguntas dos ouvintes. Ele  revelou as perdas anuais de recursos com exames e consultas não realizadas pelo não comparecimento do paciente e esclareceu sobre o atendimento na UTI pediátrica e a inauguração do Pronto Atendimento Infantil.

Desperdício

Segundo Bortolo, novos prestadores estão sendo contratados para exames e que o sistema de controle de comparecimento será ampliado e melhorado.  O município oferece atualmente 60 mil exames mensais e, segundo o secretário, perde em torno de R$ 8 milhões anualmente em exames não realizados ou de pacientes que não retornam.

UTI pediátrica

O secretário Charles Bortolo se reúne na manhã de quarta-feira (11) com o chefe da nova equipe de pediatria para analisar a proposta de atuação na UTI pediátrica do hospital municipal. No mês passado a equipe que atendia a unidade pediu desligamento e o serviço foi transferido, parcialmente, para o Hospital Ministro Costa Cavalvanti e para a central de regulação do Estado garantindo o atendimento durante o período de transição.

Pronto Atendimento

A Secretaria de  Saúde está concluindo as adequações no Pronto Atendimento Infantil (PAI), que será instalado junto ao Pronto Atendimento do Morumbi. Com a solução do impasse em torno da UTI pediátrica a prioridade será o inicio do atendimento no PAI.

Sair da versão mobile