Empresária de Foz do Iguaçu receberá prêmio Mulher Empreendedora

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) em reconhecimento do esforço das mulheres a frente dos negócios realizará a oitava edição do prêmio “Mulher Empreendedora”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Neste ano com o tema “As mulheres no jogo da vida” e evento acontecerá no dia 9 de março, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. Vinte e quatro mulheres de destaque no estado receberão a honraria, sendo 21 indicadas pelas Câmaras instaladas no Paraná e outras três homenagens especiais, concedidas para mulheres que se destacaram na política do estado, na gestão de políticas sociais e na liderança de mulheres empreendedoras.
A empresária Lilian Raquel Rubenich, da Jeca Espetinho, de Foz do Iguaçu foi a escolhida pela CMEG para receber a honraria em 2015.

Além da premiação será realizada uma palestra com Roberto Carlos Ramos, o contador de histórias, sob o tema “Pedagogia do amor”. Com muito bom humor, o palestrante mostra que é possível superar dificuldades.

A homenageada de Foz do Iguaçu: Lilian Raquel Rubenich

A Empresa: Jeca Espetinho

A história de sucesso desta mulher empreendedora começa com uma churrasqueira de R$70 em 2001. Lilian e seu marido “Jeca” vendiam espetinhos em frente ao mercadinho de seu cunhado. Com o passar do tempo, Lilian precisou abriu mão de seu emprego para se dedicar exclusivamente aos espetinhos, que logo precisou de um espaço próprio para atender a clientela. Em 2013 uma fatalidade aconteceu, Jeca foi assassinado durante um assalto. Mesmo sem o marido ao seu lado, Lilian fez do seu negócio um sucesso. Hoje o “Jeca Espetinhos” possui três lojas, uma fábrica de espetinhos e a empresária tem planos de expansão, com a venda de espetinhos crus em supermercados.

Homenageadas Especiais:
Destaque da Política do Paraná: Cida Borghetti

Empresária e jornalista. Formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) com especialização em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cida Borghetti é vice-governadora do Paraná. Foi eleita com o governador Beto Richa (PSDB) com mais de 3,3 milhões de votos. Foi deputada estadual por dois mandatos, deputada federal e é presidente do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). É reconhecida nacionalmente por seu trabalho pela saúde preventiva e por defender os direitos das mulheres, crianças e adolescentes. Cida é casada com o deputado federal Ricardo Barros e mãe da deputada estadual Maria Vitória Borghetti Barros.

Destaque na Gestão de Políticas Sociais: Maria Elisa Paciornik

Nascida em Londrina, mora em Curitiba desde os 10 anos de idade. Advogada formada pela UFPR, foi procuradora do Município de Curitiba; presidente do Instituto de Administração Pública (IMAP); Secretária de Recursos Humanos da prefeitura de Curitiba; diretora da Fundação Cultural de Curitiba e Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), onde começou os contatos que resultaram na vinda da Renault para o Paraná. Maria Elisa foi também secretária de Administração do Estado do Paraná e representante do Brasil na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), na sede de Paris. Foi ainda Diretora de Relações Internacionais da Renault do Brasil. Atualmente é diretora superintendente da Associação dos Amigos do HC.

Destaque na Liderança de Mulheres Empreendedoras: Elizabeth Lobo Elpo

Psicóloga com especialização em Desenho e Gestão de Programas Sociais e Desenvolvimento de Recursos Humanos. Ingressou no Serviço Público Federal em 1980 e concluiu sua carreira no funcionalismo como Superintendente do INSS no Paraná durante cinco anos, cargo que lhe atribuía também as funções de conselheira do Sesc e do Senac. De agosto de 2006 a outubro de 2014, ocupou o cargo de diretora executiva da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (CMEG), na Fecomércio PR. Foi responsável pela formação das 21 CMEG’s no estado e pela integração das seis mil empresárias filiadas. Casada há 35 anos, tem duas filhas, uma médica nefrologista e a caçula, advogada empresarial.

Assessoria

Sair da versão mobile