Professores e servidores informam sobre greve na Unioeste/Foz

O comando local da greve de professores e servidores da Unioeste/Foz informa alunos sobre a paralisação e reivindicações durante a greve. Um dos principais temas é a atual situação das universidades estaduais do Paraná.

O objetivo do movimento é envolver os estudantes na luta iniciada por professores e técnicos da universidade contra a ação iniciada pelo Governo do Paraná de desmonte das instituições de ensino superior. A proposta de autonomia financeira defendida pela atual administração do Paraná compromete o financiamento público das universidades e poderá conduzi-las à privatização e à cobrança de mensalidades.

O ato público é promovido pelo Comando Unificado de Greve da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu, que reúne representantes sindicais da categoria, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), de centros acadêmicos e outros coletivos. Também estão sendo convidados a participar da manifestação, sindicatos de trabalhadores que estão em greve, estudantes da rede estadual de educação e toda a comunidade iguaçuense.

A aula pública será ministrada nos turnos matutino e noturno, para garantir a participação dos estudantes de todos os cursos. À noite, a manifestação será a partir das 19 horas. O ato também será realizado nos demais campi da Unioeste.

Pauta de lutas:

– Contra a proposta de autonomia financeira nas universidades públicas do Paraná: essa medida compromete o financiamento público das instituições e poderá levar à privatização e à cobrança de mensalidades.

– Pelo pagamento do 1/3 de férias dos servidores públicos

– Repúdio ao desconto de 11% nos salários dos servidores aposentados

– Contra a alteração do plano de previdência dos servidores.

 

Com assessoria

Sair da versão mobile