Comando de Greve Regional defende continuidade da greve

Por assessoria 

O Comando de Greve Regional promove reuniões abertas a todos os educadores de Foz do Iguaçu e Região para a avaliação e a deliberação sobre a proposta do governo e os encaminhamentos de mobilização. Os encontros acontecem nesta sexta-feira, em Medianeira, e no sábado, em Foz do Iguaçu.

Representando os educadores das nove cidades de abrangência da APP-Sindicato/Foz, o Comando de Greve Regional reuniu-se nesta quinta-feira e concluiu que levará às reuniões ampliadas da categoria a indicação de manutenção da greve. Para o colegiado, a proposta formulada pelo Governo do Estado não contempla diversos itens da pauta reivindicatória que deflagrou a paralisação, iniciada no dia 09 de fevereiro.

Com a convocação das reuniões ampliadas, a direção sindical e o comando do movimento pretendem debater o assunto com de forma ampla, envolvendo o conjunto de educadores para se alcançar uma decisão unitária e que reflita a força dos professores, pedagogos e funcionários das escolas de Foz do Iguaçu e da Região.

“Consideramos que nossa luta arrancou avanços em relação a um governo arrogante que sequer aceitava discutir os problemas da educação com a categoria e que colocou em curso o ataque às carreiras, à organização escolar e estabeleceu o calote. Entretanto, avaliamos que o conjunto da proposta apresentada pelo Governo do Estado não contempla uma série de itens importantes de nossa pauta”, explica Fabiano Severino, presidente da APP-Sindicato/Foz.

Entre as diversas inconsistências apontadas pelos dirigentes sindicais da região, está o debate sobre a previdência social do funcionalismo. Os educadores temem que o governo poderá utilizar os recursos do fundo dos servidores para o pagamento de dividas acumuladas pela administração e penalizar a categoria com o corte de direitos consagrados ao longo de muitos nos.

“Sobre a questão da previdência, não dá para se negociar no escuro. Defendemos que o governo deve apresentar imediatamente para a categoria o seu projeto de previdência, para termos condição de avaliar ainda em greve”, completa Fabiano Severino.

Em Medianeira, a reunião ampliada acontece nesta sexta-feira (27), às 14:30 horas, no Colégio João Carlos Mondrone. Na cidade de Foz do Iguaçu, a reunião será realizada no sábado, às 09 horas, no acampamento da greve, na Praça do Mitre.

ASSEMBLEIA

O Comando de Greve Estadual convocou a Assembleia Estadual para a próxima quarta-feira, em Curitiba, para a avaliação da proposta apresentada pelo governo durante as negociações. Os educadores de Foz do Iguaçu e Região estarão presentes neste momento de decisão. Um ônibus fretado pela direção regional do sindicato sairá na terça-feira (03), às 20:30 horas.

A assembleia é o momento de decisão coletiva. Neste encontro, os educadores irão definir o futuro do movimento.

“Contamos com a ampla participação da categoria pois serão os educadores de Foz do Iguaçu e Região que irão nos representar e defender a nossa resolução durante a Assembleia Estadual”, diz Diego Valdez, secretário de organização da APP-Sindicato/Foz.

PROPOSTA

Confira os principais pontos que o Comando de Greve Regional considera inconsistentes ou ausentes da proposta do Governo do Estado:

 

Sair da versão mobile