Guarda Municipal em Foz reforça armamento

Na manhã de sexta-feira, 27, aconteceu a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Foz. Na programação, está a entrega de armamento à Guarda Municipal, assinatura de acordo de cooperação, apresentação de indicadores criminais pela Polícia Civil, entre outros.

O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente participará do encontro fazendo uma explanação sobre como o núcleo está estruturado e as ações que desenvolve. Os dados vão apoiar a Câmara Técnica, que está sendo criada e que vai fazer um mapeamento sobre a violência contra a criança e o adolescente.

O primeiro item da reunião, será a entrega de 90 novas pistolas para a Guarda Municipal, o que vai reforçar o armamento usado pelos GMs, em patrulhamento, na sua própria proteção e na proteção dos cidadãos e seus direitos fundamentais. A corporação já conta com revolveres, pistolas e agora mais essas novas armas.

Está programada para a reunião, a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o município e a Polícia Rodoviária Federal para o uso do link do videomonitoramento. A exemplo, do que já foi concedido para a Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, a Polícia Rodoviária Federal terá acesso direto às imagens das câmeras de videomonitoramento, principalmente na região da Ponte da Amizade, onde estão ocorrendo reformas. Antes do acordo de cooperação, só era possível ter acesso às imagens das câmeras do município, procurando a central de videomonitoramento na sede da Guarda Municipal.

Na sequência serão apresentadas as atividades desenvolvidas pelo GGIM/Foz, em 2014. Também o representante da Coordenadoria de Análise, Pesquisas e Estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança – Cape, trará os indicadores criminais 2013/2014. Os participantes do gabinete integrado, que tem representantes dos órgãos de segurança municipais, estaduais e federais, secretarias e entidades vão conhecer a nova ferramenta que será implementada pelo GGIM. É o INFOGGI, um software que vai enviar dados ao Ministério da Justiça, sobre todas as ações e atividades do gabinete. Essa ferramenta vai permitir também a troca de informações e experiências com outros municípios que também contém com gabinetes de gestão integrada.

A Guarda Municipal fará uma exposição das atividades realizadas em 2014 e depois será dado espaço para a participação do Nucria. Representantes do núcleo pela primeira vez irão participar da reunião do gabinete e falarão sobre a estrutura e ações, que estão desenvolvendo na cidade para proteção da criança e do adolescente. Dados que serão compartilhados com o GGIM e vão ajudar na Câmara Técnica que vai mapear a violência contra esse público infantil e jovem. O objetivo da Câmara Técnica nessa área é somar esforços e projetos para reduzir esses problemas. O gabinete já conta com outras quatro câmaras técnicas: de Trânsito; Drogas; Fiscalização Urbana; Prevenção à Violência contra a Mulher.

Sair da versão mobile