Com Manaus incluída, Comitê anuncia sedes do futebol no Rio 2016

Capital do Amazonas, Manaus foi escolhida para se juntar ao Rio de Janeiro, sede das próximas Olimpíadas, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, como cidades-sede do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira na sede do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova. O próximo passo é a Fifa aprovar as escolhas até março, quando os torcedores poderão realizar os pedidos de ingressos para as competições.

“A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tem sido parceira e trabalhando junto a essas cidades. Os comitês organizadores têm ligação direta com todas as federações internacionais e propomos as sedes das competições. O futebol é o esporte mais importante do Brasil e do mundo. Vimos isso na Copa do Mundo. Tivemos a indicação de quatro cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.

Depois de um trabalho profundo, o Comitê também aprovou Manaus. Nada é mais emblemático no mundo do que a Amazonas. Os Jogos são do Brasil, realizados no Rio. Ficamos contentes em encaminhar Manaus para Fifa. Essa é a proposta do Comitê. Agora nós aguardaremos”, declarou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O governador do Amazonas, José Melo, já havia antecipado na última quarta-feira que Manaus seria a escolhida pelo Comitê Rio 2016. As outras cidades já estavam previamente definidas para receber o futebol. Agora resta saber o palco das partidas em São Paulo. Na briga estão: a Arena Corinthians e o Palestra Itália, sendo que a casa alvinegra é a favorita por já ter abrigado os jogos da Copa do Mundo, ano passado. Na Cidade Maravilhosa, também há a indefinição se o Engenhão vai receber os duelos, além do atletismo. Por enquanto, o Maracanã é o favorito.

Arena Amazônia (Manaus), Arena Fonte Nova (Salvador), Mineirão (Belo Horizonte) e Mané Garrincha (Brasília), foram utilizados na Copa do Mundo e estão garantidos no Rio 2016.

O futebol masculino nas Olimpíadas vai do dia 4 ao 20 de agosto e terá 16 seleções divididas em quatro chaves na primeira fase. Na versão feminina, o torneio terá 12 times dispersos em três grupos, com início marcado para o dia 3 – dois dias antes da abertura dos Jogos.

A capital carioca vai abrigar uma chave do torneio masculino e outra no feminino. O Comitê dos Jogos pediu ao presidente da CBF, José Maria Marin, que verificasse com a Fifa a possibilidade do sorteio das chaves ser realizado no Brasil.

Fonte: Gazeta Esportiva

Sair da versão mobile