Sismufi realizará nova eleição no dia 25

Uma nova eleição será realizada pelo Sismufi. A data marcada para o novo pleito será no dia 25 de fevereiro, conforme prevê o estatuto da entidade. Três chapas continuam a disputar o mandato 2015 a 2019. A eleição ocorrida ontem atingiu grande votação, mas de acordo com o estatuto é necessário um maior número de votos.

O número mínimo 1209 servidores votantes, o equivalente 2/3 do total de votos, mas 1.165 compareceram as urnas. Segundo o estatuto, agora o quórum da nova eleição é de 50% de filiados, hoje 902 votantes. Nenhum dos votos foi aberto e todas as cédulas foram incineradas.

Uma nova conferência de filiados será realizada, pois há possibilidade de novos servidores atingirem o tempo necessário (seis meses) para estarem aptos ao voto.

Na visão da Comissão Eleitoral, a confusão jurídica provocada pela Chapa 2 e Força Sindical durante o processo eleitoral causou uma incerteza sobre a realização do pleito.

” Nós acreditamos que o servidor que vai decidir o futuro do sindicato e não a Justiça. Todos os atos adotados até agora está respaldados no estatuto e tem aval do Judiciário, portanto, não há motivos para tumulto como tentou uma dos concorrentes”, reforçou o presidente da Comissão Eleitoral, Rodrigo Hernandes.

Incidentes

Um incidente grave foi constatado na manhã de ontem. Um mesário indicado pela Chapa 2 e Força Sindical cometeu um ato irregular. Ele pegou uma das urnas sem autorização e mais tarde compareceu ao sindicato.
O cidadão, vindo de Curitiba, foi conduzido por policiais militares depois de pegar sem autorização uma das urnas volantes. A PM lavrou boletim de ocorrência sobre o caso.

A Comissão eleitoral também analisará os relatos de coação de eleitores durante o pleito. Chegou ao conhecimento do presidente que na região da KLP foi necessário solicitar a presença da guarda municipal porque pessoas de fora da cidade, ligadas a Força Sindical, estariam causando tumulto no local de votação.

Assessoria

Sair da versão mobile