• A redução da cota para compras pode diminuir o movimento na fronteira?
  • banner
  • Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu volta a debater o aumento de vereadores.
  • Contato
  • Coronavírus: Número de Casos no Paraná
  • Enquetes
  • Envie sua sugestão de notícia
  • Localização
  • Notícias de Foz do Iguaçu
  • Polícia faz operação em busca de procurados pela Justiça
  • poll
  • Qual a sua opinião sobre o Governo avaliar a possibilidade de ampliar o horário de verão?
  • Qual sua opinião sobre o pedido de paralisação das obras de revitalização da PIA em horário comercial?
  • Qual sua posição sobre a proposta de aumento do número de vereadores em Foz do Iguaçu?
  • Quem Somos
  • Rádio Cultura Foz
  • Retirada projeto
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita na melhora da economia em 2016?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a intervenção da Prefeitura no Hospital Municipal e a saída da Fundação de saúde?
  • Você concorda com a proposta de mudança de nome de ruas, avenidas e escolas de Foz com nomes de militares acusados de tortura no tempo do Governo Militar?
  • Você concorda com o “corte” do cafezinho anunciado pela prefeito Reni Pereira?
  • Você concorda com o projeto de lei que abre caminho para terceirizar todas as atividades em empresas?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda em batizar a Trincheira como “José Richa”?
  • Você concorda que a Prefeitura de Foz do Iguaçu reinicie a obra da trincheira?
  • Você é a favor da obrigatoriedade do ensino médio para agente de apoio nos CMEIs?
  • Você é a favor do impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff?
  • Você é a favor ou contra a terceirização do serviço de saúde em Foz do Iguaçu?
  • Você vai participar das manifestações dia 15 de Março?
Rádio Cultura Foz - AM 820
Sem resultados
Ver todos resultados
Sem resultados
Ver todos resultados
Rádio Cultura Foz - AM 820
Sem resultados
Ver todos resultados

Conselho de Cultura apresenta proposta de lei para o patrimônio cultural

Dante Quadra por Dante Quadra
9 de fevereiro de 2015
em Foz do Iguaçu
0
Conselho de Cultura apresenta proposta de lei para o patrimônio cultural
760
Compartilhado
784
Visualizadas
Envie no Whats

 

1 de 3
- +

A proposta de revisão da legislação municipal para o patrimônio cultural será apresentada e deliberada durante a primeira reunião ordinária do ano do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu (CMPC), na sexta-feira (13). O projeto formulado pelo órgão altera a lei nº 1.500/92, adequando e constituindo novos mecanismos de proteção dos bens e expressões históricas, naturais, culturais e artísticas de Foz do Iguaçu.

A proposta estende a abrangência da lei nº 1.500/92, que atualmente trata somente do tombamento de bens edificados, devido ao enfoque monumentalista da normativa. Assim, o conceito instituído no novo texto considera a unidade e a interdependência existente entre patrimônio cultural material e imaterial.
“A proposta garante o tombamento dos imóveis de valor histórico para a cidade e também cria o inventário para salvaguardar as práticas, expressões e conhecimentos que são referências para diferentes grupos e segmentos sociais”, explica Paulo Bogler, presidente do Conselho de Cultura.

Desta forma, o projeto do Conselho de Cultura normatiza o processo de tombamento dos bens culturais móveis e imóveis e cria o Inventário de Bens Culturais do Município de Foz do Iguaçu, como mais um mecanismo de proteção dos bens e expressões intangíveis. A proposta também atualiza, amplia e define o papel do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).

Os bens culturais de natureza material e imaterial conferem identidade aos indivíduos e aos grupos sociais que compartilham processos de vivência e de formação histórica e cultural comuns. Com efeito, o patrimônio cultural é considerado um componente essencial para o exercício da cidadania.

“A política de patrimônio está inserida na proposta de se repensar a cidade, identificando as suas marcas históricas, valorizando a diversidade, dialogando e interagindo com os modos de pensar, agir e fazer das pessoas que no dia a dia constroem esse espaço chamado Foz do Iguaçu”, reflete a socióloga Renata Machado, professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Após a deliberação do Conselho de Cultura, a proposta será enviada ao Poder Executivo, para os encaminhamentos destinados à alteração da lei de patrimônio cultural em vigor. Toda a comunidade pode participar da reunião do Conselho de Cultura e contribuir com a finalização da proposta.
A íntegra do projeto está disponível no site www.conselhodeculturafoz.com.br.

MUSEU E POLÍTICA DE PATRIMÔNIO

Entre as disposições que integram a nova legislação proposta pelo Conselho de Cultura, está a criação do Museu de Foz do Iguaçu. Pelo entendimento dos agentes culturais que integram o CMPC, este equipamento deverá evidenciar a complexa formação social, histórica, cultural e política do município, com ênfase na diversidade e na composição multiétnica da população, não se restringindo a apenas uma forma de abordagem ou a um único segmento formador da memória e da história locais.

O projeto também prevê a constituição de um espaço urbano voltado à valorização e à promoção do patrimônio cultural, denominado de Centro da Memória de Foz do Iguaçu, abrangendo edificações relevantes localizadas na região central do município, demarcadas a partir do início de sua formação social e abrangendo as edificações e espaços próximos ao centro da cidade. Os locais deverão ser identificados e colocados sob proteção, para a valorização e a promoção da história do município.

A nova lei do patrimônio cultural ainda sugere a criação de um setor técnico para atender esta temática, vinculado à Fundação Cultural. Também está previsto no documento a implementação de um plano de educação patrimonial destinado ao estudo, à divulgação e difusão das referências históricas e culturais iguaçuenses, especialmente entre as escolas.

“Todas essas medidas são necessárias para que a população possa conhecer, entender, refletir e participar do processo de proteção dos bens que contam a história e retratam a vida e a cultura da comunidade”, defende a arquiteta Carina Titon, que atua no Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (Fozhabita).

CONSELHO DO PATRIMÔNIO

De acordo com o projeto que será analisado pela plenária do CMCP, deverá ser efetivado o Conselho Municipal de Patrimônio (Compac), órgão responsável por deliberar sobre as iniciativas de proteção e a aplicação das diretrizes da política patrimonial. O colegiado será formado por 19 representantes de órgãos públicos, instituições de ensino superior e organizações sociais.
Entre os membros do Compac, quatro integram o movimento social da cidade e serão indicados diretamente pela comunidade, sendo um representante dos ambientalistas, um dos trabalhadores, um do movimento ligado à cultura de matriz africana e um das associações comunitárias.

COMISSÃO

A definição dos conceitos e a elaboração do texto da nova lei de patrimônio cultural foram realizadas por um grupo de trabalho composto pelo jornalista Alexandre Palmar (Sindijor), a arquiteta Carina Titon (Fozhabita), a turismóloga Elaine Mota (Secretaria de Turismo), a professora Ivanete Schumann (Unioeste), a gestora Maria das Graças dos Santos (Gresfi), o servidor público Nelson Pereira Lima (Fundação Cultural), o produtor cultural Paulo Bogler (Associação Guatá), a socióloga Renata Silva Machado (Unila) e o turismólogo Sergio Winkert (Unioeste).

TREJETÓRIA

O trabalho de revisão da legislação sobre o patrimônio cultural é resultado de duas oficinas de formação e diálogo, realizadas nos meses de março e setembro de 2014. Formou-se uma comissão de 27 (vinte e sete) componentes e um grupo de trabalho derivado deste núcleo elaborou o texto final.
A primeira oficina denominada Construindo a Política Municipal de Patrimônio Cultural e Natural foi realizada através da parceria entre o Conselho Municipal de Políticas Culturais, Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Conselho Estadual do Patrimônio Cultural.

O segundo encontro, chamado de Diálogo sobre o Patrimônio Cultural, foi organizado pelo Conselho de Cultura, contando com o apoio da Fundação Cultural e a participação de estudantes e professores da Universidade Federal da Integral Latino-Americana (Unila), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz do Iguaçu), Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) e Faculdade União das Américas (Uniamérica).

Por, Conselho de Cultura de Foz do Iguaçu

Ant

Deputados propõe criação da Região Metropolitana de Foz do Iguaçu

Prox

PF apreende ônibus com maconha, cigarros e contrabando

Prox
PF apreende ônibus com maconha, cigarros e contrabando

PF apreende ônibus com maconha, cigarros e contrabando

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#RedesSociais

Notícias

Educação diz manter diálogo com professores e defende mudanças mesmo com greve
Educação

Educação diz manter diálogo com professores e defende mudanças mesmo com greve

por Rádio Cultura
11 de janeiro de 2026
0

A secretária municipal de Educação,...

Leia maisDetails
Foz empata com o Azuriz no ABC e segue entre os líderes do Campeonato Paranaense

Foz empata com o Azuriz no ABC e segue entre os líderes do Campeonato Paranaense

11 de janeiro de 2026
Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2 e deixa 1,2 mil afetados

Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2 e deixa 1,2 mil afetados

11 de janeiro de 2026
Marinha alerta para riscos na navegação no Oeste devido ao mau tempo

Marinha alerta para riscos na navegação no Oeste devido ao mau tempo

10 de janeiro de 2026
Incêndios causam destruição e prejuízos em Foz do Iguaçu

Incêndios causam destruição e prejuízos em Foz do Iguaçu

10 de janeiro de 2026
Rádio Cultura Foz - AM 820

Rádio Cultura Foz
Rua Francisco Rosa e Silva,28
CEP 85863-250 Foz do Iguaçu - PR
(45) 3026-8020
WhatsApp da Cultura: 45 99827 8200



















Memória da Notícia

fevereiro 2015
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan   mar »
  • A redução da cota para compras pode diminuir o movimento na fronteira?
  • banner
  • Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu volta a debater o aumento de vereadores.
  • Contato
  • Coronavírus: Número de Casos no Paraná
  • Enquetes
  • Envie sua sugestão de notícia
  • Localização
  • Notícias de Foz do Iguaçu
  • Polícia faz operação em busca de procurados pela Justiça
  • poll
  • Qual a sua opinião sobre o Governo avaliar a possibilidade de ampliar o horário de verão?
  • Qual sua opinião sobre o pedido de paralisação das obras de revitalização da PIA em horário comercial?
  • Qual sua posição sobre a proposta de aumento do número de vereadores em Foz do Iguaçu?
  • Quem Somos
  • Rádio Cultura Foz
  • Retirada projeto
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita na melhora da economia em 2016?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a intervenção da Prefeitura no Hospital Municipal e a saída da Fundação de saúde?
  • Você concorda com a proposta de mudança de nome de ruas, avenidas e escolas de Foz com nomes de militares acusados de tortura no tempo do Governo Militar?
  • Você concorda com o “corte” do cafezinho anunciado pela prefeito Reni Pereira?
  • Você concorda com o projeto de lei que abre caminho para terceirizar todas as atividades em empresas?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda em batizar a Trincheira como “José Richa”?
  • Você concorda que a Prefeitura de Foz do Iguaçu reinicie a obra da trincheira?
  • Você é a favor da obrigatoriedade do ensino médio para agente de apoio nos CMEIs?
  • Você é a favor do impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff?
  • Você é a favor ou contra a terceirização do serviço de saúde em Foz do Iguaçu?
  • Você vai participar das manifestações dia 15 de Março?

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Obrigado por voltar!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Por favor, informe seu login ou e-mail para recuperar sua senha.

Logado

Add New Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • A redução da cota para compras pode diminuir o movimento na fronteira?
  • banner
  • Câmara de vereadores de Foz do Iguaçu volta a debater o aumento de vereadores.
  • Contato
  • Coronavírus: Número de Casos no Paraná
  • Enquetes
  • Envie sua sugestão de notícia
  • Localização
  • Notícias de Foz do Iguaçu
  • Polícia faz operação em busca de procurados pela Justiça
  • poll
  • Qual a sua opinião sobre o Governo avaliar a possibilidade de ampliar o horário de verão?
  • Qual sua opinião sobre o pedido de paralisação das obras de revitalização da PIA em horário comercial?
  • Qual sua posição sobre a proposta de aumento do número de vereadores em Foz do Iguaçu?
  • Quem Somos
  • Rádio Cultura Foz
  • Retirada projeto
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita em possível segundo turno para eleições presidenciais?
  • Você acredita na melhora da economia em 2016?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a aprovação do porte de arma de fogo para deputados e senadores?
  • Você concorda com a intervenção da Prefeitura no Hospital Municipal e a saída da Fundação de saúde?
  • Você concorda com a proposta de mudança de nome de ruas, avenidas e escolas de Foz com nomes de militares acusados de tortura no tempo do Governo Militar?
  • Você concorda com o “corte” do cafezinho anunciado pela prefeito Reni Pereira?
  • Você concorda com o projeto de lei que abre caminho para terceirizar todas as atividades em empresas?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda com o Projeto de Resolução da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, que regulamenta as cores dos ternos usados pelos vereadores?
  • Você concorda em batizar a Trincheira como “José Richa”?
  • Você concorda que a Prefeitura de Foz do Iguaçu reinicie a obra da trincheira?
  • Você é a favor da obrigatoriedade do ensino médio para agente de apoio nos CMEIs?
  • Você é a favor do impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff?
  • Você é a favor ou contra a terceirização do serviço de saúde em Foz do Iguaçu?
  • Você vai participar das manifestações dia 15 de Março?

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.