Curiosidades sobre a nova legislatura da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados empossou, neste domingo (1º), os 513 deputados federais eleitos para a 55ª legislatura (2015-2019). Os três deputados que não estavam presentes para firmar o compromisso pela manhã – Carlos Sampaio (PSDB-SP), Genecias Noronha (SD-CE) e Luis Tibé (PTB-MG) – tomaram posse no início da tarde.

Coube ao parlamentar mais velho entre os que possuem maior número de mandatos, deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), a tarefa de presidir a sessão preparatória de posse dos eleitos, uma vez que o último presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), não concorreu à reeleição.

– Apenas 36 deputados se elegeram com seus próprios votos

Os outros 477 eleitos foram “puxados” por votos dados à legenda ou a outros candidatos de seu partido ou coligação.

– Índice de renovação de parlamentares na Câmara chega a 43,7%

Dos 513 deputados que farão parte da próxima legislatura, 56,3% foram reeleitos.

– Bancada feminina cresce de 45 para 51 deputadas

Mulheres serão 9,94% da Câmara em 2015

– Homens brancos representam 80% dos eleitos para a Câmara

Entre os eleitos, 15,8% se declararam pardos e apenas 4,1%, pretos.

– Mais velho e mais novo

Nascido em 1930, o deputado mais idoso eleito é Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). Aos 84 anos, ele vai cumprir o seu nono mandato consecutivo na Câmara. Já o deputado mais jovem do Parlamento será Uldurico Junior (PTC-BA), de 22 anos. Agricultor, ele foi o parlamentar eleito com menos votos na Bahia.

– Celebridades e esportistas

O cantor sertanejo Sérgio Reis (PRB-SP) foi eleito deputado federal, puxado pela votação do ex-deputado e apresentador de TV Celso Russomanno (PRB), o deputado federal mais votado do Brasil, com 1,5 milhão de votos. A bancada paulista também contará com outro artista, o palhaço Tiririca (PR-SP), reeleito com mais de 1 milhão de votos.

Também foi eleito por São Paulo Andrés Sanchez (PT-SP), ex-presidente do Sport Club Corinthians. Outro ex-jogador de futebol que teve sucesso nas urnas foi o deputado licenciado Deley (PTB-RJ), reeleito pelo Rio de Janeiro. A bancada de esportistas contará ainda com o ex-goleiro Danrlei de Deus (PSD-RS), reeleito pelo Rio Grande do Sul com a segunda maior votação no estado, e com o ex-judoca João Derly (PCdoB-RS).

Sair da versão mobile