Sindicato denuncia falta de efetivo para exames do Detran-PR

O Estado do Paraná não possui examinadores no interior dos veículos no momento do exame prático de direção veicular por falta de funcionários do Detran. A denúncia foi feita à rádio Cultura, através do diretor operacional do Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores do Paraná, Osmar Marcondes.

“Existe uma regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), determinando que no momento do exame prático de direção veicular, em todos os estados da federação, três examinadores acompanhem o exame e, obrigatoriamente, dois deles devem permanecer no interior do veículo no momento da baliza e no momento, também, que o aluno vai para a via pública”, explicou Marcondes.

Segundo ele, em função da falta de funcionários, tem apenas um examinador realizando o exame prático de direção veicular. A resolução se faz necessária, pois o Contran considera o aluno ainda um aprendiz.

De acordo com Osmar Marcondes, caso o Paraná seguisse à risca a resolução nacional, o acidente do último dia 23 de janeiro, em que uma aluna saiu com o carro da autoescola desgovernado de dentro do pátio da Ciretran de Foz e só parou após bater em uma árvore à beira da Av. Paraná, poderia ter sido evitado. “Se a resolução estivesse sendo cumprida à risca, de forma alguma nós teríamos o acidente que aconteceu, pois o examinador automaticamente aciona a embreagem e o freio, porque o veículo tem o comando duplo, determinado pelo Código de Trânsito Brasileiro e não deixaria que aconteça nenhum tipo de acidente”, afirmou. Ainda segundo Marcondes, este foi o sexto acidente semelhante em Foz.

Sair da versão mobile