Reunião busca diminuir transtornos dos motoristas durante obras na Ponte da Amizade

Em uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira (23), na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) em Foz do Iguaçu, encabeçada pelo Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz), diversas entidades de diferentes setores, tanto do Brasil quanto do Paraguai, apresentaram propostas e sugestões para tentar diminuir os transtornos dos motoristas que fazem a travessia sobre a Ponte Internacional da Amizade, durante o período de obras no local.

A proposta da utilização de uma balsa chegou a ser cogitada, mas a conclusão das entidades é de que ficaria inviável, por conta da falta de estrutura e logística, e o tempo necessário para concluir isso, seria maior do que o período de obras na cabeceira da Ponte.

Entre as sugestões levantadas durante a reunião, está o aumento no número de pistas, agilizando a passagem pela aduana, a criação de uma faixa exclusiva para motos, ampliar os horários do comércio para que turistas tenham mais tempo para as compras, colocação de banheiros químicos para quem espera na fila, auxílio do exército brasileiro e Força Nacional do Paraguai e rapidez na conclusão da obra, hoje prevista para durar até cinco meses.

O chefe do DNIT em Foz, Vicente Veríssimo, afirma que a obra está em um ritmo acelerado. “A obra sobre a Ponte está entrando num ritmo até melhor do que a gente esperava, devido as dificuldades de se quebrar as placas de concreto, que têm aproximadamente 50 anos, então são bastante resistentes, mas acreditamos que a obra vá terminar antes do prazo”, disse.

De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luiz Gênova, o efetivo de agentes será aumentado no local, o que deve ocorrer a partir de 1º de fevereiro. Uma nova reunião está prevista para os próximos dias.

Sair da versão mobile