Polícia paraguaia detém 80 taiwaneses no Paraná Country Club

Por volta das 22h de quarta-feira (15) autoridades paraguaias entraram no condomínio residencial Paraná Country Club, na cidade de Hernandarias, região metropolitana de Cidade do Leste, onde flagraram 80 cidadãos chinenes de Taiwan. Os estrangeiros estavam em duas casas, sendo 57 homens e 23 mulheres, que entraram no país como turistas.

A polícia ainda não sabe exatamente o que os asiáticos fazem no país. Nas casas foram encontradas drogas que seriam para o consumo. As autoridades foram avisadas após denúncias de comportamentos estranhos e barulhos de teclados durante a madrugada. Os taiwaneses permanecem nas casas sob custódia policial. Um cidadão chinês de 35 anos foi preso para averiguações como responsável pelos estrangeiros.

Havia ainda a suspeita de mais asiáticos estariam em uma terceira casa no mesmo local, mas por falta de efetivo não foi dado o flagrante. O promotor do Ministério Público do Paraguai, Alfredo Acosta, encarregado pela ação, contou que uma pessoa possuía os passaportes dos demais estrangeiros, o que levanta a suspeita de tráfico de pessoas.

O promotor relatou que os asiáticos faziam trabalhos de informática, com equipamentos celulares. Nenhum deles fala espanhol, português ou inglês. “Vamos verificar se cometiam algum crime ou não. É surpreendente como se movimentavam essas pessoas”, disse Acosta.

Fonte: Diário Vanguardia

Sair da versão mobile