Unila abre inscrições para curso gratuito de Libras

Estão abertas as inscrições para curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que integra um projeto de extensão da UNILA. No total, serão ofertadas 30 vagas – 15 para servidores da Universidade e 15 para a comunidade. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 6 de fevereiro, enviando os dados pessoais (nome, CPF ou RG, telefone e e-mail de contato) para o e-mail di_fellini@hotmail.com.

As aulas acontecem entre os dias 4 de março e 2 de dezembro, às quartas-feiras, das 18h20 às 20h, em local que ainda será definido. O curso terá uma carga horária total de 80 horas, com direito à certificação dos alunos. A formação tem como objetivo trabalhar o aprendizado da estrutura da língua – organização de sentença e expressões.

“O intuito é que tanto os funcionários quanto os docentes que irão atuar diretamente com os surdos tenham domínio da língua. O objetivo é, também, que essa oferta abranja a sociedade em geral, contribuindo para a inclusão dos surdos nas diferentes esferas sociais”, explica a professora de Libras da UNILA e coordenadora do projeto, Dineia Fellini.

Libras no Ensino Superior

Nos marcos legais, desde 2002 a Libras é oficializada como língua de expressão e comunicação dos surdos no Brasil. Um decreto de 2005 veio regulamentar essa lei e contribuir para avanços na área, inclusive no ensino superior, no qual é obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério. A Libras também deve ser ofertada como disciplina optativa nos demais cursos de educação superior.

Nesse sentido, a UNILA já cumpre a legislação desde 2014, com oferta de disciplinas de Libras para os estudantes da Universidade, e com a presença de dois tradutores na área de Língua Brasileira de Sinais. “É importante a presença da Libras no ensino superior não só como uma forma de inclusão e acessibilidade, mas também no sentido de esclarecimentos, a exemplo de que a Libras não se trata de gestos ou mímicas, mas uma língua oficial”, finaliza Dineia.

Fonte: Unila

Sair da versão mobile