Parque Nacional do Iguaçu comemora 76 anos de existência

Neste sábado, 10, o Parque Nacional do Iguaçu completa 76 anos de existência. Porém, segundo o chefe do PNI,Jorge Luiz Pegoraro, a festa de comemoração foi antecipada para acontece na noite de sexta-feira, 09, devido a alta temperatura nos últimos dias em Foz do Iguaçu.

Pegoraro ressalta que neste ano o Parque tem muito que comemorar. Além de seu aniversário, o espaço bateu o recorde de visitante em 2015, com 1 milhão 550 mil visitantes. Em 2012, o parque registrou a entrada de 1 milhão 335 mil visitantes. “É um crescimento sustentável, e isso é importante para Foz e região”, disse Pegoraro, ressalvando que Foz vem se consolidando com um turismo de qualidade.

Outro motivo para se comemorar é a inauguração do Espaço Memórias das Cataratas, que ficara no centro de visitantes do Parque. Segundo Pegoraro, o espaço reúne fotografias e registros das Cataratas do Iguaçu e do Parque Nacional do Iguaçu. “A comunidade pode participar deste espaço, aceitamos fotografias ou objetos antigos que contam a história da cidade”, disse. O espaço será permanente no PNI.

Novidade:

Pegoraro confirmou, ainda, que uma “ciclotrilha” está sendo construída no Parque, e deve ser entregue em Março deste ano. Nosso objetivo para 2015 é fazer algumas melhorias na trilha das cataratas e investir no Parque. Estamos otimismo, mesmo tendo conhecimento que teremos dificuldades quanto ao repasse de recursos do governo ao Parque, mas sabemos que terão muitos feriados prolongados e isso fortalece o turismo da cidade. Vamos nos preparar para oferecer o servido de melhor qualidade”, finalizou.

Plano de Manejo do PNI

Segundo Pegoraro, haverá novidades sobre o Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu. o Presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Ricardo Vizentin, participará da comemoração e deverá abordar o tema. “Não quero adiantar nada, mas tenho a certeza que este ano vamos conduzir este trabalho de atualização do plano de manejo,  mas vou deixar ele falar sobre o assunto.

A entrada de veículos dentro do Parque também deverá ser abordada pelo presidente. Em 2013, Vizentin fez uma portaria permitindo o acesso de veículos no interior do Parque, além dos veículos da concessionária Cataratas S/A. “Ele é sensível à esta questão de Foz e seu turismo. Então vamos aguardar as novidades”, finalizou Pegoraro.

Sair da versão mobile