UNILA oferece curso de especialização em Educação Ambiental

Estão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis, ofertado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A especialização tem como objetivo propiciar formação continuada teórico-prática a professores de educação básica, educadores e líderes comunitários, que visam aprimorar seus trabalhos e o alcance de sua intervenção socioambiental.

Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 12 de janeiro, no endereço eletrônicounila.edu.br/Especializacao-Educacao-Ambiental. No total, serão disponibilizadas 25 vagas – 15 para brasileiros, cinco destinadas a argentinos e outras cinco para candidatos paraguaios. A especialização será realizada no período entre 6 de março de 2015 e 2 de julho de 2016, com carga horária total de 425 horas. As aulas serão presenciais às sextas, pela noite, e aos sábados durante todo o dia, com intervalos de 15 dias.

O curso tem como proposta a educação ambiental crítica, buscando desenvolver o pensamento complexo, a postura interdisciplinar, a prática educadora reflexiva e a formação de valores na perspectiva de sociedades sustentáveis. Tem como fonte de inspiração a realidade a ser problematizada de modo participativo em comunidades de aprendizagem, a partir de projetos”, explica a coordenadora do curso, professora Luciana Ribeiro. Ela pontua que o curso já inicia-se com projetos, que têm o propósito de construir soluções e aprendizados com a comunidade.

Formação

A especialização busca a formação de um especialista que identifique as demandas e as necessidades relativas à educação ambiental, nos diversos espaços onde atua, e produza conhecimentos a partir da problematização de suas práticas. Além disso, o curso tem o intuito de formar um profissional que possa desenvolver a capacidade de planejar, implementar e avaliar ações educativas inovadoras, visando a construção de sociedades sustentáveis e a atuação em rede.

Para que os alunos possam inserir-se de forma mais ampla em redes de articulação, as aulas serão ministradas não só por professores da UNILA, como também por educadores ambientais e docentes de universidades de outros estados”, afirma Luciana. Na metodologia, serão dois professores em cada aula, em um esforço de trabalho conjunto e interdisciplinar. O curso terá, ainda, apoio do Coletivo Educador, formado por grupos de Educação Ambiental de Foz do Iguaçu.

Processo seletivo

Na primeira fase do processo seletivo, constam a avaliação de currículo e a análise da carta de intenção. Na segunda etapa, de caráter classificatório, será realizada entrevista com os candidatos. O resultado final será divulgado no dia 27 de janeiro. A matrícula da primeira chamada deve ser realizada no período entre 23 e 27 de fevereiro.

Confira aqui o edital do processo seletivo.

Assessoria

Sair da versão mobile