Participantes aprimoram suas técnicas com o FIFA 11+ em Foz do Iguaçu

Com a proposta de aprimorar o conhecimento e melhorar ainda mais as técnicas utilizadas durante o aquecimento antes dos treinos e partidas de futebol, aconteceu no último domingo (14), em Foz do Iguaçu, o curso FIFA 11+, de prevenção de lesões no futebol. O curso FIFA 11+ foi realizado pela Liga Iguaçuense de Futebol (LIF), em parceria com a F-Marc, e contou com o apoio da Global Fisio, Itaipu Binacional, Itamed, Estacionamentos Bismillah, Vita Imagem, Allpha Bolas, Bonanza Câmbios e Flamengo Esporte Clube.

Ministrado pelo professor e instrutor do FIFA 11+ no Brasil, Ronaldo Alves Cunha, as aulas teóricas e práticas aconteceram no Estádio Pedro Basso, que serviu como Centro de Treinamento da seleção da Coreia do Sul, durante a Copa do Mundo 2014. Com um número de vagas limitadas, para aumentar a interação entre aluno e professor, aproximadamente 15 pessoas participaram do curso, entre técnicos, profissionais da fisioterapia e também acadêmicos e professores de educação física.

“O FIFA 11+ é o método credenciado pela Federação Internacional de Futebol Associados que realmente tem a eficácia comprovada através de estudos científicos. Então esse é o grande diferencial. Ele não é algo para ser vendido, mas para ser difundido e que tem sua eficácia realmente comprovada”, explicou o instrutor, professor Ronaldo Alves Cunha. Equipes que praticam o FIFA 11+ regularmente pelo menos duas vezes por semana têm chance de ter 37% menos lesões durante o treino e 29% menos durante as partidas. As lesões graves foram reduzidas em praticamente 50%. Esse estudo foi publicado em 2008 no renomado British Medical Journal.

As atividades do FIFA 11+ são divididas em três partes. A primeira consiste em exercícios de corrida em baixa velocidade, combinados com alongamento ativo e contatos controlados entre parceiros; na segunda parte são seis conjuntos de exercícios focados na força do core e das pernas, equilíbrio e pliometria/agilidade, todos eles com três níveis de dificuldade crescente; e na terceira e última parte exercícios de corrida em velocidade moderada/alta, combinados a movimentos de fixação/partida. O método é utilizado por diversas equipes no Brasil e um número muito maior na Europa, principalmente após a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

“É um curso que vem agregar a nós, profissionais da área, sejam eles profissionais, acadêmicos, fisioterapeutas, professores de educação física e vem só aumentar o conhecimento”, comentou o professor e bacharel em Educação Física, César Augusto. “Foi muito bacana terem trazido este curso a Foz do Iguaçu, porque traz um conhecimento novo pra nós, para aplicar com os atletas que temos na cidade, pois não teríamos condições de ir até o centro de pesquisa realizar este curso”, disse a fisioterapeuta Priscilla Johann.

E no que depender da Liga Iguaçuense de Futebol (LIF) e seus parceiros, em 2015 o curso FIFA 11+ poderá voltar a Foz do Iguaçu, buscando acrescentar novos conhecimentos à filosofia do futebol na cidade.

Assessoria Liga Iguaçuense de Futebol

Sair da versão mobile