Marco das Três Fronteira é liberado para revitalização

O espaço do Marco das Três Fronteiras será liberado para a revitalização. O acordo foi celebrado através da Procuradoria-Geral do Município onde o prefeito Reni Pereira firmou com assinatura e foi publicado no diário oficial.

No acordo o Município, solicitou um prazo de seis meses para que Maria encerasse suas atividades, tempo hábil para a conclusão da licitação da empresa que fará a realização do novo empreendimento turístico. Além disso, está prevista também a construção de um restaurante panorâmico e de um centro cultural e de eventos no Espaço das Américas, entre outras benfeitorias e atrativos como a criação de um show de águas dançantes e projeção de imagens em cortina d’água, playground, espaço para exposições, loja de souvenires, um memorial, mirantes, decks na área do Marco das Três Fronteiras, bicicletário, e píer para passeios de barco no Rio Paraná.

No fim dos seis meses a empresa vencedora do certame irá arcar com o valor das benfeitorias feitas por dona Maria no local haja vista que o  terreno pertence ao Município.

Esse valor será levantado de acordo com os preços atuais de mercado e a compensação financeira será repassada a então possuidora do imóvel pela empresa vencedora da licitação, conforme previsão a constar no edital de abertura. Com a compensação sendo pago em um prazo de 30 dias, dona Maria desocupará o imóvel  para que a empresa possa dar continuidade ao empreendimento.

Segundo o Procurador-Geral do Município Willy Costa Dolinski, esse acordo foi fundamental, pois assim será possível antecipar e resolver todas as ações pendentes sobre a área em uma só, não trazendo qualquer oneração ao Município, além de prevenir processos futuros, que poderiam inviabilizar o empreendimento e por conseguinte, a realização do interesse público.

Sobre o Marco

O marco brasileiro está localizado na cidade de Foz do Iguaçu e foi inaugurado em 20 de julho de 1903, juntamente com o marco argentino, localizado na cidade de Puerto Iguaçu e pelo marco paraguaio, que fica em Presidente Franco. No mesmo local encontra-se a pedra fundamental “Memorial Cabeza de Vaca”, em homenagem ao descobridor das Cataratas, Álvar Núñez Cabeza de Vaca, que foi o primeiro europeu a conhecer as cataratas em 1542. Em 1997 com a intenção de ser um ambiente político-cultural para fortalecimento do Mercosul foi inaugurado pelo Governo do Estado o espaço das Américas.

O local tornou-se um dos cartões-postais de Foz do Iguaçu e chegou até a receber reuniões de chefes de Estado, mas acabou sendo deixado e o local está abandonado desde 2011. No ano de 2013 parte da área foi repassada pela União ao Município de Foz do Iguaçu, com o objetivo de viabilizar uma nova destinação ao espaço, integrando à área do Marco das Três Fronteiras e o espaço das Américas.

Moradora

Através da Procuradoria Geral do Município foi proposto um acordo com a proprietária do imóvel instalado no local, onde Maria compreendeu a situação a necessidade de desocupação da área.

Maria Claudino possui uma loja de artesanatos no Marco das Três Fronteiras há vários anos, essa situação foi questionada pelo Município, em virtude que um novo empreendimento está para ser lançado no local.

A partir do acordo firmado com dona Maria, “Dona Maria está colaborando com o desenvolvimento turístico de Foz do Iguaçu e da região do Porto Meira, ela é uma grande parceira, deixo meus agradecimentos por ela ter entendido que precisamos alavancar o potencial turístico daquela região”,salientou Reni.

Sair da versão mobile