Vitorassi volta afirmar que nota do IDEB em Foz foi manipulada

Durante a palavra livre na sessão da câmara dos vereadores, realizada ontem, terça-feira, 2, o vereador Dilto Vitorassi voltou a criticar as notas do Ideb em Foz do Iguaçu. O Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, mede a qualidade do ensino nos anos iniciais em todo o País. Nos últimos anos as notas de Foz estiveram entre as mais altas do Brasil. Vitorassi afirmou que o resultado iguaçuense foi manipulado.

Em 2013, após denúncias de alguns pais de alunos sobre irregularidades na avaliação, foi aberta uma Comissão Especial, CE, na câmara municipal, presidida por Dilto Vitorassi, para investigar se realmente houve manipulação. Porém, após serem ouvidas dez testemunhas e avaliado o processo desenvolvido na cidade, nada foi comprovado e o relatório foi arquivado.

Á época, com a postura da CE, Dilto Vitorassi apresentou Requerimento que solicitava a leitura de um relatório final de sua autoria sobre os trabalhos da Comissão, mas em respeito ao artigo n°72 do Regimento interno, o Presidente da Câmara, Zé Carlos, afirmou ser nula a discussão, uma vez que a normativa da Casa determina que o relatório deve ser conclusivo, sendo apenas um documento oficial – o assinado pela maioria dos membros da Comissão.

Na palavra livre ontem, Vitorassi criticou o fato de ter sido impedido de ler o seu relatório no ano passado e disse que tinha evidências que o resultado havia sido manipulado. O vereador também comentou o fato de a nota ter sido maior este ano, “Esse ano a nota foi ainda mais alta, mas não é por que o ensino melhorou, mas sim por que foi ainda mais manipulada” afirmou ele.

Sair da versão mobile