Cia. Plugado! apresenta a peça “Porém”

Socializar os sonhos. Esta é a síntese do espetáculo teatral “Porém”, da Cia. Artística Plugado!, que será apresentado hoje (02), às 20 horas, no Teatro Barracão, durante a programação da Mostra da Cidadania. No palco, um elenco de aproximadamente cinquenta jovens atores e atrizes passeia por experimentações cênicas para transmitir ao público uma mensagem de alteridade e solidariedade.

O texto é baseado na linguagem e nas composições do poeta Sérgio Vaz, ativista fundador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa), por meio da qual promove sarau poético permanente em uma região popular de São Paulo. Seus textos desnudam a palavra escrita, através de um estilo de composição denominado de “literatura da periferia”.

Na peça “Porém”, a Cia. Plugado! utiliza músicas da Calle 13, banda porto-riquenha de música urbana e do cantor e compositor brasileiro Arnaldo Antunes. A montagem e a direção são de Rosangela Rocha.

“Com esse trabalho, buscamos não apenas falar ao outro como tocar simbolicamente o outro. Queremos mostrar que a vida só possível se for coletiva, se for colaborativa, se for solidária”, explica a atriz Larissa Usanovich. Para exemplificar a sua fala, a agente cultural cita um texto de Sérgio Vaz, presente no espetáculo do grupo: ”Um amigo acaba de morrer em mim, foi morrendo assim, devagarzinho feito vento meliante que espreita a madrugada, quando percebi já não respirava mais”.

A narrativa do espetáculo é bastante crua e direta, mas sem descuidar de algumas reservas de lirismo e metáforas, como durante a passagem interpretada pela atriz Marcelli Monique da Silva: “Queria ter dois corações. Um para amar, o outro também”.

Além da peça da Cia. Artística Plugado!, a agenda da Mostra da Cidadania desta terça-feira ainda contempla apresentações de teatro dos estudantes do Colégio Barão do Rio Branco e dos Pontos de Cultura Foz Encena e Dança que Encanta, que participam do evento como convidados especiais.

Coletivo

A Cia. Artística Plugado! é um dos produtos culturais resultado do projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura!, realizado pela Casa do Teatro e a Itaipu Binacional. O elenco é formado por cerca de cinquenta agentes culturais que atuam nos segmentos de dança e teatro, além de atuarem como multiplicadores nas escolas. Cada participante recebe uma bolsa no valor mensal de R$ 100,00, além de materiais pedagógicos, uniforme e apoio no transporte.

Foto: Marcos Labanca

assessoria:

Sair da versão mobile